
Com informações do FolhaPE
A Polícia Federal deflagrou neste domingo (23), a Operação Profeta, que tem comoobjetivo cumprir mandado de busca e apreensão no Ceará. A decisão foi tomada pela Justiça Federal, para verificar possível prática de fraude ao Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, deste ano.
Após solicitação do Ministério da Educação, a Policia Federal investiga a suposta divulgação antecipada de questões que fizeram parte da prova na edição deste ano, durante o segundo dia do exame, conforme relatos publicados nas redes sociais e sites da internet, que foram identificados pela equipe técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
No dia 16 de outubro, primeiro dia de aplicação das provas, mais de 3 milhões de participantes do Enem resolveram 90 questões de múltipla escolha. Deste total, quarenta e cinco questões de ciências da natureza e suas tecnologias e outras quarenta e cinco questões de matemática e suas tecnologias.
Investigação federal
Em nota, a Polícia Federal afirmou que sua atuação tem os objetivos de esclarecer os fatos; apurar possíveis ilícitos; identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, além de possíveis conexões com outros delitos.
Primeiras consequências
A suspeita de vazamento dos conteúdos similares aos que caíram no Enem 2025 resultou na anulação de três questões do exame, na terça-feira (18) pelo Inep por precaução.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
A autarquia vinculada ao MEC também antecipou, em um dia, a divulgação do gabarito oficial do último dia de provas do Enem.
Transmissão ao vivo
Em entrevista à TV Educativa do Ceará, na última terça (18), o ministro da Educação, Camilo Santana, relatou que, segundo as informações obtidas por ele, uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem teria divulgado as questões durante uma transmissão ao vivo, na internet, dias antes da prova.
O pré-teste do Enem é a etapa de aplicação experimental e sigilosa, a uma amostra de estudantes, de novas questões, antes que elas sejam incluídas no Banco Nacional de Itens (BNI). Isso ocorre apenas se as questões atenderem a todos os critérios estabelecidos.