Operação mira suspeitos de tráfico em PE e 6 estados - Foto: PCPE/Divulgação
Foto: PCPE/Divulgação

Com informações da Folha de Pernambuco

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (27), uma grande ofensiva contra uma organização criminosa com atuação interestadual. A operação, batizada de “Efeito Helicóptero”, cumpre 29 mandados de prisão e 25 ordens de busca e apreensão em cidades de Pernambuco e em outros seis estados.

Os mandados de prisão e de busca foram expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Criminal da Comarca do Recife, que também autorizou o sequestro de bens e o bloqueio de contas bancárias pertencentes aos investigados, suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de capitais.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Em Pernambuco, os alvos estão distribuídos por municípios da Região Metropolitana — Recife, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu e Abreu e Lima — além de Tacaimbó, no Agreste, e Itaquitinga, na Mata Norte. A ofensiva também alcança cidades de outros estados, como Cascavel (PR); São Paulo e Cotia (SP); Novo Mundo, Corumbá, Eldorado e Campo Grande (MS); Uberlândia e Ituiutaba (MG); e Ji-Paraná (RO).

As investigações tiveram início em outubro de 2022, com o intuito de desmontar a estrutura da facção e identificar seus fluxos financeiros. Um ano depois, em outubro de 2023, a primeira etapa da operação foi deflagrada, resultando na consolidação das ações que culminam agora nas prisões desta quinta.

Segundo a corporação, cerca de 100 policiais civis participam da operação. Mais informações sobre a investigação e os presos serão divulgadas “em momento oportuno”, enquanto as diligências seguem em andamento.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)