Foto: Licca Lima/Farol de Notícias
Foto: Licca Lima/Farol de Notícias

Na manhã desta quinta-feira (27), a prefeitura de Serra Talhada realizou no Ginásio Poliesportivo Egídio Torres de Carvalho, o sorteio das 902 casas do Residencial Vanete Almeida. A prefeita Márcia Conrado; o vice-prefeito Faeca Melo; o secretário de Assistência Social, Márcio Oliveira, demais secretários e a população em geral estiveram presentes no evento, que marca uma importante conquista da população serra-talhadense.

A obra que conta com um investimento do Governo Federal no valor de quase R$ 150 milhões, teve a assinatura da ordem de serviço em 2013 e o início da construção em 2014. No ano de 2019, as obras foram paralisadas, sendo retomadas apenas em 2023. A estimativa é de que mais de 4500 pessoas sejam beneficiadas com o residencial.

Continua depois da publicidade

Ao Farol, ainda bastante emocionada, a prefeita Márcia Conrado ressaltou a importância deste momento para as famílias serra-talhadenses que aguardavam a realização do sorteio e afirmou seguir trabalhando pelo povo:

“O sentimento é que, quando se acredita em um objetivo, quando se acredita que cuidar das pessoas, que acreditam em uma gestão limpa, que acreditam em uma gestão que cuida, é que a gente gasta nossas energias, investe nossas energias no ponto certo. Foram muitas idas à Brasília, foram muitos pedidos, muitos nãos, mas até o nosso presidente Lula voltar ao poder, três meses depois que assumiu, me chamou em Brasília e perguntou o que era o sonho de Serra Talhada, o que era o que poderia fazer para a Serra Talhada, e eu não pensei duas vezes em dizer que era retomar a obra do Vanete Almeida, era retomar a esperança dessa população que via uma obra há mais de cinco anos abandonada. Tinha que ter um investimento muito superior ao inicial, porque foram refeitas, derrubadas e refeitas 383 casas, mas o nosso presidente Lula, o meu grande amigo e deputado federal, Fernando Monteiro, que inúmeras vezes nos acompanhou, inúmeras vezes lutou, brigou e questionou essas entregas, fez com que isso acontecesse”, explicou a prefeita, continuando:

“Então, hoje eu choro de emoção pelos relatos que a gente escuta, mas, acima de tudo, por acreditar que a gente está no caminho certo, o caminho da verdade, o caminho da união, o caminho do amor, o caminho do trabalho, acredito que quando a gente foca a nossa energia em trabalhar pelas pessoas que precisam, a recompensa chega e a recompensa está chegando. No dia de Nossa Senhora das Graças, que eu sou devota desde a minha infância, ela nos dá esse grande presente, que é esse sorteio, e que, se Deus quiser, todo mundo vai acabar o fim desse ano na sua própria casa, abrindo a porta da esperança, abrindo a porta de um novo futuro, abrindo a porta de um governo que trabalha para todos”

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Em entrevista ao Farol de Notícias, o secretário de Assistência Social, Márcio Oliveira explicou as próximas etapas do processo até que as famílias sorteadas hoje possam habitar em suas novas residências. A previsão é de que a entrega seja realizada antes do natal:

“Primeiro dizer do sentimento de felicidade que a gente tem, a gente que estava lá no dia-a-dia junto com os contemplados, junto com aqueles que foram sorteados, resolvendo a documentação. Então, esse é o momento de concretização de sonhos. Ontem saiu a lista das 902 famílias que são contempladas, hoje fizemos o sorteio para identificar o lote quadrado de cada família, agora vai ser, o banco vai fazer os contratos para a entrega das casas. O banco tem até 30 dias para fazer esses contratos. A gente espera, como a nossa prefeita falou, que esse processo se encerre ainda antes do Natal e a gente possa estar entregando essas 902 unidades habitacionais antes do Natal”, pontuou o secretário, complementando:

Continua depois da publicidade

“A gente entende essa cobrança, essa ansiedade, é um empreendimento que há muito tempo estava parado, a nossa prefeita conseguiu destravar. Eu, quando entrei como secretário de Assistência Social, a primeira coisa que eu fiz foi trabalhar nos recadastramentos, cadastramentos, para que a gente pudesse ter esse momento de hoje e ter o momento da entrega que nós vamos ter. Então, a gente está muito satisfeito, a nossa população pode ter certeza que a gente vai trabalhar muito para que a gente sempre possa levar um futuro melhor para a nossa gente”

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

BENEFICIÁRIAS COMEMORAM

Patrícia Ribeiro, foi uma das beneficiadas pelo sorteio e ao Farol, também bastante emocionada, ela contou que esta é a concretização de um sonho, pois, há muitos anos, aguardava por este momento:

“Hoje é uma emoção sem limite, a gente já chorou ontem, quando saiu a notícia que a Prefeitura ia soltar essa lista, o grupo de quase 500 pessoas não dormiu, foram poucas que dormiram, ansiosos. São 10 anos, minha gente, 10 anos e a gente esperando todos esses sonhos serem realizados. E hoje, graças a Deus, primeiramente a Deus, que a gente tem que agradecer ao presidente Lula que destravou as casas do residencial Vanete Almeida, a própria prefeitura que fez a parte dela, a Márcio Oliveira, a todos que participaram de todos esses trâmites do residencial Vanete Almeida. Este momento representa um sonho, um sonho realizado, um sonho que Deus realizou. Valeu a pena porque não éramos nós que decidimos, era Deus e ele disse que o dia era hoje. Então nós queremos agradecer ao grupo residencial Vanete Almeida que foi essas mulheres guerreiras, igual nós, que abraçamos uma causa, lutamos, lutamos com o Banco do Brasil, com Secretaria, com todos os órgãos competentes e essa vitória veio”, declarou Patrícia.

Neide Santos também foi sorteada e contou ao Farol que a conquista da casa vai mudar a vida dela e de seu filho para melhor:

“Primeiro, saúdo a todos vocês do Farol, com a bênção de Jesus das Santas Chagas e a mãe dele, Nossa Senhora, porque se não fosse Deus esse momento não existia. A gente não mediu esforços para estar até hoje esperando esse dia. Não era Neide nem Patrícia que tinha casa, eram 902 pessoas. E para esse momento acontecer aqui teve a mão de Deus, a mão do presidente Lula e das pessoas que se engajaram. A gente não vai generalizar, mas a gente agradece a todos que ajudaram esse momento chegar. E hoje foi o primeiro passo. O dia melhor vai ser quando a gente estiver na nossa casa, com nossa chave na mão”, pontuou Neide, acrescentando:

“Há 10 anos atrás que eu também estou esperando, como eu e muitos precisam e está chegando a hora. Eu, com a Patrícia e 400 e poucas pessoas do grupo, nós nunca desistimos, nós acreditamos que esse dia chegava e foi hoje. Vai mudar para melhor, porque só sabe o que eu estou falando aqui, quem não tem um aluguel para pagar e quem mora de favor. Para mim vai mudar muito, porque enquanto o vídeo estiver, ninguém mais vai colocar eu para fora de casa, como muitas pessoas já foram colocadas para fora sem condições de pagar o aluguel”, finalizou.