Brasileiro de 30 anos morre em combate na guerra da Ucrânia - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Com informações do Correio Braziliense

O brasileiro Lucas Lima, de 30 anos, morreu enquanto participava de operações militares na guerra da Ucrânia. A confirmação ocorreu nesta segunda-feira (26/11) e foi feita ao g1 pelo primo dele, Victor Bretas.

Natural de São Geraldo, na Zona da Mata mineira, Lucas vivia em Goiânia (GO) antes de decidir, por conta própria, viajar para a Europa em 18 de julho. Segundo a família, ele encarava a viagem como um “ideal” de ajudar o povo ucraniano. Durante as missões, o contato com os parentes era restrito aos períodos em que permanecia em acampamentos, sempre sem revelar sua localização por questões de segurança.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Antes de ingressar no conflito, Lucas trabalhou durante quatro anos em uma metalúrgica. Seu interesse pela área de segurança surgiu após visitar um clube de tiro com o primo. “Há uns quatro anos levei ele a um clube de tiro para conhecer. Ele se interessou e acabou fazendo um curso de vigilante”, relatou Bretas. O jovem chegou a concluir formações em vigilância e escolta armada, atuando profissionalmente em Goiânia até decidir embarcar para a Ucrânia.

Embora a morte tenha ocorrido há três semanas, a família só recebeu a confirmação recentemente, após um ex-companheiro de combate divulgar informações sobre o caso. “Só soubemos porque um rapaz que serviu com ele postou. A última informação que recebemos é que ele estava em um carro militar, indo para algum lugar”, disse o primo.

A possibilidade de repatriar o corpo é mínima, de acordo com Bretas, devido às condições do conflito e aos entraves burocráticos internacionais.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)