Escola de Serra Talhada realiza projeto de enfrentamento ao racismo

Nesta terça-feira (25), a Escola de Referência em Ensino Médio Cornélio Soares, localizada no centro de Serra Talhada, vivenciou a culminância do projeto Descolonize-se. O projeto teve início no mês de setembro e, durante todo esse período, foram realizadas diversas atividades voltadas para a temática da consciência negra.

O evento, que foi organizado por professores de diferentes áreas do conhecimento e envolveu toda a comunidade escolar, consolidou práticas direcionadas para a valorização das identidades negras, o enfrentamento do racismo e a ressignificação das narrativas historicamente silenciadas.

Continua depois da publicidade

A programação foi marcada por apresentações de teatro e dança que expressaram, por meio da arte, a resistência ancestral, a memória coletiva e a potência das culturas afro- brasileiras. Os espetáculos emocionaram o público ao retratar histórias de luta, pertencimento e afirmação, promovendo reflexões profundas sobre descolonialidade, identidade e representatividades

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo canal nWhatsApp (clique aqui)

“Também contamos com as salas temáticas que proporcionaram uma rica experiência de visitação, com exposições que abordaram aspectos históricos, culturais e sociais da população negra, como religiosidade de matriz africana, contribuições linguísticas, personalidades negras, literatura afro-brasileira e de resistência. Cada espaço foi organizado de forma criativa e educativa, estimulando o diálogo e o aprendizado significativo. Para fechar o evento, tivemos um desfile com os estudantes da EREM Cornélio Soares, que celebrou a diversidade estética, mais do que um desfile, o momento foi um ato político e pedagógico de valorização e afirmação da identidade negra, rompendo com padrões eurocêntricos e reforçando a importância do empoderamento”, explicou a professora Naidylene Souza, complementando:

“A culminância do projeto Descolonize-se representou, portanto, um momento de forte impacto pedagógico, cultural e social, em que a comunidade escolar pôde vivenciar, de forma crítica e sensível, os saberes construídos ao longo do percurso educativo. A escola Cornélio Soares evidencia o compromisso com a promoção de práticas educativas, inclusivas, críticas e socialmente comprometidas. Parabenizamos todos os estudantes que se dedicaram e fizeram o projeto acontecer. A EREM Cornélio Soares muito se orgulha de vocês! Agradecemos a equipe gestora por todo apoio em todos os momentos. Agradecemos também a todos os nossos colegas por todo suporte nas atividades”.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

CONFIRA AS FOTOS

Escola de Serra Talhada realiza projeto de enfrentamento ao racismo