
Nesta quinta-feira (27), Giovanni Sá recebeu no Programa Falando Francamente, da Tv Farol de Notícias no YouTube, Marcus Dantas, para falar sobre uma iniciativa popular, que prevê um projeto de lei que, se aprovado, torna obrigatório a presença de um profissional de saúde no Transporte Fora de Domicílio de Serra Talhada. Para levar tal projeto adiante, está sendo realizado um abaixo assinado na cidade, que pretende coletar pouco mais de três mil assinaturas.
A proposta solicita que em cada veículo do tratamento fora de domicílio, com viagens superior a 200 km de distância, além de um profissional habilitado na área de enfermagem, também tenha um kit de primeiros socorros, para que seja possível prestar um atendimento ao paciente, enquanto chega a unidade de saúde mais próxima, em casos de intercorrências durantre a viagem.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
“Como igreja, a gente faz um momento de oração e de louvor com os passageiros que vão para Recife pelo TFD, uma vez por mês. Sabemos da dificuldade que eles enfrentam e emocionalmente, eles precisam deste apoio. Conversando com eles, eu tive a curiosidade de perguntar se vai algum profissional de saúde dentro do ônibus e eles disseram que não e não tem isso em lugar nenhum do Brasil, mas na Constituição já tem este direito e a gente pensou em levar esta ideia, de iniciativa popular, porque é uma ideia coletiva e eles identificam que há esta necessidade e conversando com pacientes e seus familiares, eles disseram que era interessante, então a gente foi para Câmara, apresentou na sessão a minuta do projeto e estamos em busca das assinaturas da população de Serra Talhada”, explicou Marcus.
“Estamos com a iniciativa popular porque é justamente a população que está fazendo o pedido e a gente entende que o governo municipal deve abraçar esta ideia, porque é uma necessidade dos pacientes, dos acompanhantes e houve um caso, há quase quinze dias, em que no meio do trajeto, uma pessoa passou mal, foi socorrido, tiveram que chamar uma ambulância pra ir pra Pesqueira. Então, no projeto tem a obrigatoriedade de kit de primeiros socorros em todos os ônibus e um profissional de saúde, que pode ser um enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem, para que se houver qualquer intercorrência, fazer os primeiros socorros, até a pessoa chegar á no destino”, justificou Dantas.