
Com informações do Metrópoles
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (27/11), uma série de medidas de controle após identificar problemas em produtos de limpeza e cosméticos comercializados no país. Entre as ações, está o recolhimento de diversos lotes de sabão líquido para roupas e a suspensão total de fabricação, distribuição, venda e propaganda desses itens.
A decisão foi tomada depois que análises internas da Química Amparo Ltda., fabricante da marca Ypê, confirmaram a presença de bactérias do gênero Pseudomonas em lotes dos produtos Lava Roupas Líquido Ypê Express, Tixan Ypê e Ypê Power. Com isso, a Anvisa determinou que a comercialização dos produtos só poderá ser retomada quando a empresa comprovar que não há risco de contaminação.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Além dos detergentes líquidos, a agência também ordenou o recolhimento imediato de todos os lotes do produto Smart Hair Micro-Smart GR, produzido pela Klug Indústria Química e de Cosméticos Ltda. Embora registrado como cosmético, o item estava sendo vendido de maneira inadequada.
“O produto possui características que induzem o usuário à aplicação de forma invasiva, ou seja, além da camada superficial da pele e dos cabelos. Portanto, não se enquadra como cosmético e está irregular”, destacou a Anvisa.
Todas as resoluções que tratam das proibições foram publicadas no Diário Oficial da União e já estão em vigor.