homem é baleado e morto por PM após dar soco na cabeça de policial em SP - Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com informações do Metrópoles

Um homem de 32 anos morreu após ser baleado por um policial militar durante uma abordagem no Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo, na noite de sábado (29/11). A ação, registrada em vídeos que circulam nas redes sociais, mostra o instante em que Danilo Santos Sousa é atingido após desferir um soco pelas costas em um dos PMs envolvidos na ocorrência.

Segundo o boletim de ocorrência, a equipe fazia patrulhamento quando tentou parar um motociclista suspeito. Os policiais relatam que houve resistência às ordens e que foi “necessário o escalonamento do uso da força”. Em seguida, as imagens mostram um dos agentes golpeando e imobilizando o homem inicialmente abordado, dando início a uma confusão envolvendo populares e policiais.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Durante o tumulto, Danilo aparece nas gravações atingindo um dos PMs com um soco. Instantes depois, outro policial, que estava agachado ao lado imobilizando o primeiro suspeito, dispara contra ele. A Secretaria da Segurança Pública afirmou, em nota, que “populares cercaram os policiais e os hostilizaram” e que a intervenção ocorreu quando Danilo “avançou contra um PM o agredindo”.

Assista ao vídeo

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

O homem baleado chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Santa Marcelina, mas não resistiu aos ferimentos. A arma do policial responsável pelo disparo foi apreendida. O caso foi registrado como resistência e morte decorrente de intervenção policial no Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

As imagens das câmeras corporais dos agentes passam por análise, e um inquérito policial foi instaurado para apurar a conduta dos envolvidos.