Polícia do Paraguai apreende 89 toneladas de maconha perto do Paraná - Foto: Senad-PY
Foto: Senad-PY

Com informações do g1

A polícia paraguaia confirmou, após dois dias de conferência, que a operação realizada em Salto del Guairá resultou na apreensão de 89 toneladas de maconha, volume muito superior às 50 toneladas inicialmente estimadas pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) na quarta-feira (3). Segundo as autoridades, trata-se da maior quantidade de droga já confiscada em rodovias no país.

A carga estava distribuída em um comboio de 19 veículos — entre caminhões, carros e caminhonetes — todos adaptados para transportar exclusivamente o motorista e grandes quantidades do entorpecente. O grupo foi monitorado ainda de madrugada, após sair de Curuguaty rumo à região de fronteira, e acabou interceptado em Salto del Guairá, cidade que faz divisa com o Paraná.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Durante a abordagem, parte dos suspeitos tentou fugir pela principal rodovia da cidade. Houve troca de tiros, e viaturas da Senad foram atingidas por disparos. No confronto, um suspeito morreu e outro ficou ferido. Cinco pessoas foram detidas.

Ao realizar a vistoria, os agentes encontraram centenas de fardos de maconha embalados e catalogados. A frota usada pelo narcotráfico incluía dois caminhões-tratores, um caminhão comum, 14 caminhonetes e dois carros, reforçando, segundo a Senad, o alto nível de organização do grupo criminoso.

Foto: Senad

As investigações preliminares indicam que a carga tinha como destino o Brasil. Normalmente, apontam as autoridades, esse tipo de carregamento atravessa a fronteira e segue por rotas que passam pelo Paraná e Mato Grosso do Sul até chegar a grandes centros consumidores, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

A Senad informou que mantém linhas de investigação em andamento para identificar outros envolvidos e desarticular a logística da quadrilha na região. A apreensão ocorre um ano após uma outra grande operação no mesmo trecho, quando 58 toneladas de maconha foram encontradas em uma estrada rural a menos de quatro quilômetros do Rio Paraná.