Foto: Igor Luigi
Foto: Igor Luigi

Por Movimento Compesa Pública

O governo de Pernambuco apresentou dados irreais no edital de privatização do saneamento. Ao menos 66 municípios tiveram o Índice de Atendimento de Esgoto (IAE) inflados. Esses erros podem gerar um prejuízo de até 2,9 bilhões de reais aos cofres públicos, segundo denúncia apresentada ao TCE pelo PROCOMPESA – Associação dos Empregados do Grupamento Superior da Compesa.

De acordo com o diagnóstico do BNDES, encomendado pelo próprio Governo de Pernambuco previamente ao edital, Serra Talhada tem 0% de tratamento de esgoto.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Mesmo assim, o governo declarou no edital que o município teria 86% de esgoto tratado. Sim, 86%!
Essa alteração passa a ideia de que falta pouco para alcançar a universalização—e, com isso, as empresas privadas entram acreditando que precisarão investir menos.

Resultado? Menos obras, mais atraso e prejuízo direto para a população, seja através do aumento de tarifas ou de possível pagamento de indenização pelo Governo de Pernambuco à empresa privada devido ao erro.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol (siga-nos)

Enquanto famílias convivem com esgoto a céu aberto, o edital pinta Serra Talhada como exemplo de eficiência. Uma ficção que esconde doenças, mau cheiro e abandono.

🔴 Serra Talhada merece transparência, investimento real e respeito.
🔴 A população tem direito à verdade.
🔴 Nosso futuro não pode ser decidido em cima de números inventados