
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) lançou o esquema especial de segurança pública para o Réveillon 2026, com atuação integrada das forças operativas nos principais polos festivos da Região Metropolitana do Recife e do litoral do Estado.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Ao todo, serão empregados 4.538 postos de trabalho, distribuídos entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Grupamento Tático Aéreo (GTA) e áreas estratégicas da SDS, com investimento de R$ 476.460,00 em diárias extras operacionais.
As ações de segurança ocorrerão de forma escalonada, conforme a programação de cada município. No Recife, a operação acontece nos dias 27, 28 e 31 de dezembro de 2025.
Em Jaboatão dos Guararapes, nos polos de Candeias e Centro, o reforço será entre os dias 28, 29, 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2026. Olinda vai contar com um esquema especial no último dia do ano, enquanto Ipojuca terá reforço nos polos de Porto de Galinhas e Maracaípe também às vésperas da virada.
Além do lançamento de efetivo, a tecnologia será um dos principais diferenciais da operação. Ao longo das festividades, o GTA vai concentrar suas operações em Recife e Jaboatão, garantindo o emprego de duas equipes de drones, dois aviões para missões aeromédicas e quatro helicópteros de policiamento aéreo, exercendo o monitoramento de grandes aglomerações e apoio às forças terrestres.
Aliado a isso, a SDS vai contar com sistemas de reconhecimento facial e envio de alertas por meio do programa Alerta Celular, expandindo a capacidade de resposta rápida às ocorrências.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Outras tecnologias de fundamental importância serão as câmeras da Plataforma de Observação Elevada (POE), além das câmeras de videomonitoramento das vias públicas instaladas em Boa Viagem e Jaboatão. Disponibilizadas em tempo real, as imagens serão direcionadas simultaneamente tanto para as Centrais de Comando e Controle Operacional, instaladas nos dois municípios, quanto para o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS).