Estudante indígena da uast
Foto: Arquivo Pessoal / Instagram @erick7souza

Um jovem estudante indígena recém formado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST) expande as fronteiras do interior de Pernambuco e é aprovado em primeiro lugar para cursar o seu mestrado em Santa Catarina.

Érick Mateus Souza é indígena do povo Xukuru do Ororubá, localizado na Serra do Ororubá, entre as cidades de Pesqueira e Poção. Ele é bacharel em Engenharia de Pesca e em 2026 cursará o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo o único estudante indígena selecionado na turma.

Continua depois da publicidade

Durante a graduação, cursou como bolsista indígena, enfrentando e superando os desafios relacionados à permanência e à representatividade dentro da universidade. Mas também é um exemplo da importância das políticas afirmativas para povos tradicionais nas universidades públicas do país.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

A página Coletivo Indígena da UFRPE é uma das iniciativas que incentiva e apoia os estudantes indígenas na academia, e fez uma publicação especial em homenagem a grande conquista de Érick Souza.

“Érick segue firme na missão de fortalecer a presença indígena na ciência, contribuindo para que cada vez mais parentes possam acessar, permanecer e transformar os espaços universitários”, destacou o movimento, complementando:

“O @coletivoindigenaufrpe tem a honra de parabenizar esse parente que honra seus ancestrais e toda luta no espaço universitário. Que a Jurema sagrada siga lhe guiando e iluminando seu caminho!”

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)