Manual para Reminiscências sobre a Cintilância da Luz é lançado em ST
Fotos: Licca Lima/Farol

O jornalista e escritor, Giovanni Sá Filho, 41 anos, lançou o livro “Manual para Reminiscência sobre a Cintilância da Luz” na última sexta-feira (26), na praça da Concha Acústica, no centro histórico de Serra Talhada. O evento foi prestigiado por cerca de 60 pessoas, que acompanharam atentamente a performance literária que contou também com o violão e a voz do cantor e compositor Ricardo Cardouzo.

“O Manual” é o primeiro livro de poemas de G.Filho, como assina no livro, e nasceu da busca pelo autoconhecimento. “Esse é um livro que nos convida a rever nossas crenças, questioná-las, e se perguntar: quem sou eu, realmente? E ao longo de cada página, como num manual, o leitor vai seguindo passo a passo na trilha de chegar até esse caminho de autodescoberta”, afirmou G.Filho.

Continua depois da publicidade

Professor com doutorado em Sociologia, o poeta não deixou de fora do livro insights acadêmicos: “Claro, há um diálogo com bases na metafísica e na sociologia, porque são áreas que fizeram e fazem parte do meu percurso de estudos, no entanto, o livro vai muito além e nos provoca a questionar também os conhecimentos gerados pela saber sociológico e filosófico”, disse o autor.

“O Manual” é um livro iconoclasta também no sentido estético. Em diversos poemas, G.Filho provoca o leitor a se esmerar em versos que dialogam com o concretismo pós-moderno, valorizando a forma visual do poema e a exploração do espaço da página. Dentre as suas influências estéticas para compor a obra ele cita o baiano Waly Salomão, o curitibano Paulo Leminski e a pernambucana Cida Pedrosa.

Segundo Giovanni Filho, o “Manual”, além de fazer um convite à busca interior, é também a celebração de um reencontro com Deus. No entanto, um Deus que está muito além do que pregam as teologias religiosas tradicionais.

“Sim, por muito tempo, somos treinados a acreditar num Deus moralista, que pune e castiga e, consequentemente, nos impõe a culpa e o medo por nossos atos e pensamentos. Mas a ideia clara presente no livro vai de encontro a isso, a essa crença num Deus de punição. O livro é, portanto, um libelo à favor da libertação das mentes aprisionadas à crença em um Deus de medo, que pune e manda seus filhos para o inferno ou purgatório para expiar pecados. Não, não. Isso é anti-amor”, diz o autor.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

O evento contou com um poderoso recital acompanhado do violão e voz do cantor Ricardo Cardouzo, que compartilhou com G.Filho canções falando da experiência de um Ser, assim mesmo com ‘s’ maiúsculo, que brilha no interior de cada de um nós. A descoberta para a luz desse Ser é o principal foco temático do “Manual para Reminiscências sobre a Cintilância da Luz”.

Continua depois da publicidade

O livro enfoca ainda temas como o silêncio, o amor universal, a paz interior e a crítica a um sistema que nos impulsiona a um transe frenético que nos distrai e nos adoece. O “Manual” ganha o mundo pelo selo Caravana Grupo Editorial, de Ouro Preto (MG), tem 80 páginas e o poder de provocar os mais céticos, mexendo e questionando estruturas morais e religiosas. Assim, parece um “Manual” às avessas, buscando um desaprender do mundo e de tudo o que acreditávamos ser realidade.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

SERVIÇO

Lançamento do livro: “Manual para Reminiscências sobre a Cintilância da Luz”

Para adquirir entrar em contato neste número (whatsapp): (87) 9 9992-4145 ou pelo Instagram @giovannialvesduarte ou comprar pelo site da Editora Caravana (neste link).

Acompanhe as imagens do lançamento