Raquel provoca PSB, pede desculpas a Sebastião e evita polêmicas em ST

Como não podia ser diferente, a visita da governadora Raquel Lyra a Serra Talhada, nessa segunda-feira (29), foi marcada pela demora e pequenos tumultos de organização. Durante coletiva de imprensa, a governadora foi provocada pelo repórter Paulo César Gomes, do Farol, a comentar sobre um possível apoio à reeleição do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e como estava recebendo as críticas dos vereadores ligados a prefeita Márcia Conrado. Ela optou pela neutralidade, pediu desculpas ao ex-deputado Sebastiã Oliveira, e alfinetou adversários.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Confira os principais momento da entrevista:

“Eu tô aqui para trabalhar, sou governadora de Pernambuco, tendo a alegria de poder vir mais uma vez à Serra Talhada para entregar o programa Terra Plantar. A gente fez um compromisso com o povo que vive no campo de Pernambuco, de que íamos cuidar de perto, de chegar com política pública de verdade. Tem muita gente que trata quem vive na zona rural como gente que precisa ser vista somente na época de campanha, para tirar um retrato, bater uma foto e ir embora, levar o voto e não voltar.

Continua depois da publicidade

Eu faço exatamente do jeito contrário, trabalhando de fora para dentro, garantindo investimentos onde nunca viram antes. A gente tem feito um investimento muito forte. O IPA, no ano que vem, tem 500 milhões de reais de orçamento.

Este ano estamos executando o maior orçamento da sua história, com compra de equipamentos como tratores, entregando mais de 200, com a grade, porque não adianta entregar o trator sem poder fazer a aração, com tratoritos, com equipe técnica especializada, que agora tem veículos novos para poder chegar aos municípios e às zonas rurais pernambucanas, sistema simplificado de abastecimento rural, barreiros, barragens, poços perfurados e agora também vamos entregar caixa d’água para quem não teve direito a cisterna sendo construída em parceria com o governo federal.

MIGUEL DUQUE

“Tudo isso é fruto de um trabalho muito sério, comprometido com gente séria, como o nosso querido presidente do IPA, Miguel Duque, os trabalhadores e trabalhadoras que vivem todos os dias abnegados, entregando o seu melhor para permitir que o homem no campo, em Pernambuco, possa plantar. No ano passado, a economia do Estado, somente na área do agropecuário, cresceu 15%. E grande parte de todo esse trabalho é feito pelo pequeno produtor familiar, que se via indesalento e desassistido, e que hoje tem um Estado que sabe que cuida dele. As estradas rurais, a entrega de cimentos, a aração da terra, o acompanhamento técnico, tudo isso para permitir que a gente possa crescer, mas não deixar ninguém para trás e garantir comida de qualidade na mesa de quem vive no Estado de Pernambuco. Quero agradecer aqui também e colocar que a gente vive numa democracia, e para as suas perguntas, no jogo democrático cabe tudo.

TIVERAM OPORTUNIDADES E NÃO FIZERAM

“O que eu coloco é que a gente tem tido a nossa oportunidade de governar, que teve muitas pessoas que tiveram a oportunidade de fazer e não fizeram, e nós temos a oportunidade de estar aqui. Agradecer a presença do deputado Luciano Duque, aos prefeitos e prefeitas que têm acreditado na força do nosso trabalho, e assim a gente está conseguindo chegar mais perto do chão dos municípios. Aqueles que criticam, eu peço ajuda para que a gente possa entregar tudo aquilo que a gente se condometeu com o nosso povo.

SEBASTIÃO OLIVEIRA

“E, no jogo da democracia, tudo vale. Agora, de eleição, a gente só fala no ano que vem, porque eu sou governadora e preciso governar. Olha, eu até quero pedir desculpas ao próprio deputado Sebastião Oliveira, que colocou que estava na cidade de Floresta, acabou voltando para o Recife, e que teve um ruído de comunicação na entrega da data, onde haveria esse evento aqui hoje.

Continua depois da publicidade

Mas eu quero registrar o trabalho e o apoio inestimável que tem sido dado ao nosso governo, pelo deputado Valdemar Oliveira, pelo Sebastião Oliveira, que tem tido em todo o tempo, não só declarado, mas apoiado a nossa gestão. Agradecer ao nosso secretário, Manuca, que faz parte do time, e eu não tenho dúvida nenhuma de que todos os investimentos que estão acontecendo aqui também têm a força da tradição da família Oliveira, que hoje está aqui junto com a gente no nosso governo.

IML EM SERRA TALHADA

“Então logo essa obra seja licitada. Acho que o prazo médio de entrega é de 12 meses. Mas como a gente está trabalhando com todas as obras, com o dinheiro em caixa, a gente tem sempre dialogado com o empreiteiro para que possa abreviar as obras, trabalhando três turnos, trabalhando todos os dias da semana, para que a gente possa otimizar o seu trabalho e garantir o IML funcionando e a polícia científica funcionando.

Porque ela também vai garantir e melhor desvendar dos crimes que acontecem no nosso estado pela presença firme da polícia científica em cada região de Pernambuco. São sete unidades que estão sendo construídas. A primeira será entregue já em janeiro do ano que vem, que é o de Caruaru, em seguida o de Salgueiro, que passou com a obra dez anos paralisada.

E aí a gente começa a entregar os demais envolvendo também Salgueiro, envolvendo Floresta, Serra Talhada, Petrolina, Garanhuns, por aí adentro.

LULA E TRABALHO

“Nós trabalhamos muito ao longo desses últimos três anos, organizando a casa, garantindo o equilíbrio das contas, buscamos recursos, restabelecemos a parceria do governo do estado com o governo federal. O presidente Lula tem sido apoiador de Pernambuco junto com seus ministros. Da mesma forma que restabelecemos a confiança da turma, da política, de quem é prefeito e prefeita, deputado e deputada, no nosso governo.

Porque a gente tem palavra, transparência, se compromete com o que pode fazer e aquilo que se compromete, realiza. Então a mensagem é de fé e otimismo. Feliz ano novo para todos. Será um ano de muito mais entrega e de muito mais trabalho. Eu estou pronta para isso”.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)