Serra-talhadenses comentam superstições para a virada do ano

Na ultima semana do ano começam os preparativos para a virada, para a chegada de 2026. A reportagem do Farol de Notícias foi às ruas do centro de Serra Talhada, em mais uma edição do Fala Povo, para saber da população quais são suas tradições, quais são suas superstições para a virada do ano.

As respostas foram variadas e incluem desde a cor da roupa, significado religioso e até as tradicionais simpatias. Independente da cor da roupa ou das superstições, os serra-talhadenses estão otimistas para a chegada do novo ano e esperam por prosperidade.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Fotos: Licca Lima/Farol de Notícias

Henrique Araújo relatou que não tem muitas superstições para a virada do ano, mas já escolheu as cores para aguardar a chegada de 2026. Ele vai optar pelo verde e branco nesta data e acredita que a cor da roupa, assim como na tradição popular, pode ajudar a conquistar aquilo que queremos:

“Eu sempre procuro usar uma roupa verde, que é isso que é dinheiro, prosperidade, branco para a paz, assim vai”, descreveu Henrique.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

Carlos Daniel da Silva Sousa, comentou sobre uma superstição popular que é bastante comum neste período, trata-se do consumo da romã, que para os mais velhos é sinônimo de prosperidade, se guardar as sementes na carteira. Ele também falou sobre a cor da roupa que pretende usar na virada do ano:

“Além da cor da roupa, que é muito importante, também tem uma romã que você guarda oito carocinhos, você chupa a romã e guarda oito carocinhos na virada de ano e isso atrai prosperidade, uma boa sorte durante o ano, é bem recomendado entre os mais velhos. Eu estou com dúvida, mas eu acredito que um verdezinho com branco vai ser esse tom desse ano, para atrair sorte, prosperidade, dinheiro, mas é claro, que o dinheiro te puxa tudo”, pontuou Carlos.

Para Dona Zélia Rodrigues, no final de ano é tempo de pedir proteções para o novo ano, pedir coisas boas e uma das superstições da época é a de chupar as uvas e também guardar na carteira para atrair propsperidade e dinheiro:

Continua depois da publicidade

“A minha tradição é pedir ao menino Jesus que ele nos proteja mais um ano, que seja de muita saúde, muita paz, prosperidade. E eu sempre gosto de fazer a superstição das uvas. A gente chupa as sete uvas, tira a semente e guarda na carteira para atrair dinheiro”, explicou Dona Zélia.

Keila Marta Lira, também contou que para ela, o momento é de agradecer, por isso, costuma sempre ir a igreja e fazer suas orações:

“Eu vou agradecer a Deus primeiramente, gratidão e rezar, louvar ao Senhor, louvar ao Senhor, que é tudo na nossa vida e agradecer por tudo. Eu mesmo pretendo passar na igreja. Aí depois a gente abre um champanhe, mas primeiramente Deus. Em relação a roupa, geralmente é branco, mas eu vou passar de vermelho. Esse ano vai ser vermelho. Vermelho é força, é esse sol maravilhoso, é luz, amarelo também e o branco é a paz, mas eu vou passar de vermelho”.