Fotos: Lais Gomes/Farol de Notícias
Fotos: Lais Gomes/Farol de Notícias

Nos primeiros dias do ano é bastante comum que as pessoas tirem do papel e comecem a colocar em prática, as promessas e metas que fizeram para cumprirem no novo ano. Nestes período, para a maioria da população, é o momento ideal para iniciar ou voltar a praticar atividades físicas após uma pausa ou recesso de fim de ano. Com motivações diversas, que vão desde manter um estilo de vida mais saudável, entrar em forma para curtir o carnaval ou aproveitar verão, as academias costumam ficar lotadas.

Nesta quarta-feira (7), a reportagem do Farol de Notícias esteve na Selfit Serra Talhada, que oferece musculação e diversas modalidades de aulas como dança, yoga, muay thai, funcional, entre outras, para conferir de perto, como está a movimentação nos primeiros dias do ano e conversar com profissionais e alunos sobre a prática de atividade física.

Continua depois da publicidade

De acordo com Diva Lopes, gerente da unidade, a alta procura acontece durante todo o ano, entretanto, neste período a demanda aumenta ainda mais devido o verão e o carnaval, além disso, ela pontua que a busca por academia também está cada vez mais atrelada a questão de saúde, por recomendações médicas e não apenas por fins estéticos:

“Janeiro, oficialmente, é o mês de retorno. O retorno, o pessoal dá uma extravasada nas festas de final de ano, e janeiro é o mês de retorno às atividades físicas, aos compromissos que a gente geralmente faz, as promessas na virada de ano, para começar a cumprir em janeiro. Então, janeiro é um mês de pico, eu acredito que em todas as academias da cidade. Esse ano, o carnaval vai cair no início de fevereiro, então as pessoas têm 40 dias para aquele milagre que todo mundo acha que acontece”, pontuou Diva, complementando:

“A gente está com procura bem grande, com matrículas para as atividades. Eu acho que a atividade física hoje funciona como um trabalho preventivo e as pessoas tomaram consciência disso. Se hoje vai no consultório, você, o médico prescreve a medicação para você e junto com a medicação, ele já encaminha você para a academia. Então, na nossa unidade esse movimento de pico é o ano inteiro e hoje, a gente trabalha em cima, não da prescrição do médico, mas do trabalho preventivo para que você não precise do médico”.

Márcia Alcântara contou que os treinos de musculação já fazem parte da sua rotina há muitos anos para manter sua saúde em dia e ter uma vida mais saudável:

“Eu treino a uma vida inteira, sempre treinei e hoje em dia estou treinando aqui nessa equipe do grupo Sellfit. Eu sempre tive bons hábitos, então primeiramente treino pela minha saúde, eu gosto, sigo um protocolo, é um hábito de vida saudável que está dando certo. Eu tive um recesso de apenas uma semana agora no final de ano, mas já voltei a rotina normal aqui, no foco total”, relatou.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Jonas é personal trainner há quase três anos na Selfit e trabalha diariamente auxiliando os alunos na parte da musculação e destaca algumas das contribuições da prática da msuculação para manter o bom funcionamento de todo o corpo, inclusive na terceira idade:

“Eu posso observar tanto na prática, quanto nos meus estudos, benefícios relacionados à força, à flexibilidade, mobilidade, que ajudam as pessoas, principalmente, por exemplo, como idosos, no dia-a-dia, são fundamentais. Com o passar da idade, a tendência é que, cada vez mais, você necessite de ter musculatura forte e uma quantidade considerável para que você consiga realizar suas atividades. Então, além da razão estética que as pessoas buscam, a gente gosta sempre de falar dessa questão da saúde, que vem atribuída também e que melhora muito no seu contexto do seu dia, ou se você praticar algum esporte em específico”, explicou Jonas.

O professor também citou alguns dos benefícios da atividade física para a saúde e recomenda a musculação para todas as idades, sempre com o devido acompanhamento e orientação profissional, a fim de não comprometer a saúde:

“A musculação, a gente costuma falar que ela é a mãe de todos os esportes. Então, quando você pratica alguma modalidade, como futebol, como vôlei, corrida, natação, todas essas modalidades, elas são beneficiadas através da musculação, porque você precisa de músculo para se movimentar. Quando se trata de alguma atividade coletiva, que a gente tem dança, luta, yoga, elas trabalham além da força, elas trabalham também essas questões de coordenação motora, lateralidade, consciência corporal, de você conhecer o seu corpo, saber se movimentar, saber ter equilíbrio, ter agilidade, flexibilidade, enfim, todas as capacidades que uma pessoa precisa para ter saúde”, analisou Jonas, continuando:

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

“Não existe idade mínima, nem máxima para você praticar atividade física. Você pode, desde que haja um acompanhamento. O ideal seria que todos tivessem acompanhamento, principalmente no início, quando você está iniciando, por exemplo, crianças que estão aprendendo ainda a se movimentar, é fundamental que tenha o acompanhamento de um profissional e pessoas idosas também, pela questão da segurança. Quem já treina, normalmente, vai por conta, o pessoal não busca muito, mas o trabalho de um profissional de educação física é fundamental para garantir, não apenas a segurança, mas que você tenha resultado. Porque quando você faz algo com direcionamento, é totalmente diferente de você fazer aleatoriamente, ou você fazer o que viu na internet, ou o que alguém comentou, quando você sabe onde você quer ir, você chega mais rápido”, finalizou.