
Os municípios que estão incluídos no edital de concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) devem receber a primeira de três parcelas do investimento no mês de março. Segundo o secretário executivo de Saneamento do Governo do Estado, Artur Coutinho, a primeira parte contempla o maior montante, correspondente a 60%, e será liberada quando o contrato for assinado.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Até o final da transição, prevista para meados de junho, outros 20% serão liberados e o restante será encaminhado em 2029.
Serra Talhada, será agraciada com R$ 11.317,244, 97. Uma volumosa soma que o município terá para gastar da forma que bem entender, e não apenas em saneamento. Um dos pontos mais sensíveis do modelo é que a parcela destinada aos municípios não tem vinculação obrigatória.
Porém, nessa sexta-feira (9), durante entrevista a Rádio Jornal, o secretário-executivo fez um alerta e ponderação. “Os recursos dos municípios devem ser aplicados em infraestrutura e a indicação do governo é que seja encaminhado para o setor de saneamento, seja abastecimento de água ou esgotamento sanitário”, explicou o secretário, acrescentando:
“A verba também pode ser utilizada para investimento em drenagem urbana, O prefeito pode eventualmente escolher se a infraestrutura que ele quer aplicar é rodovia ou estrada, mas é preferencialmente em saneamento”.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
E A CÂMARA MUNICIPAL?
Com uma soma tão vultosa, que entrará nos cofres da prefeitura, num ano eleitoral, ainda não há nenhuma manifestação da Câmara de Vereadores em torno da fiscalização dos recursos oriundos da privatização.
Leia também:
ST vai receber mais de R$ 11 milhões do leilão da Compesa em 2026
3 comentários em ST vai receber primeira ‘bolada’ da privatização da Compesa em março