
Após quase dez dias internado, o empresário e mergulhador Samyr Oliveira, de 42 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (22) no Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva desde o dia 13 de janeiro, quando deu entrada na unidade após ser baleado durante um atentado em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.
Samyr foi atingido por diversos disparos enquanto trafegava de motocicleta pela Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, uma das mais movimentadas da cidade. Submetido a uma cirurgia de urgência de grande porte, ele permaneceu entubado e em estado gravíssimo. Um boletim médico divulgado na terça-feira (20) chegou a apontar discreta melhora e estabilidade clínica, mas o quadro evoluiu de forma desfavorável.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
O caso, inicialmente tratado como tentativa de homicídio, passou a ser investigado como homicídio consumado. O principal suspeito é o vereador Cristiano Lima dos Santos, conhecido como “Cristiano da Van”, que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça de Pernambuco no dia 16 de janeiro.
A Câmara Municipal de Petrolândia também abriu processo de cassação do mandato do parlamentar. Após a confirmação da morte, o HEC emitiu um nota detalhando a passagem do empresário na unidade, e prestou solidariedade a família e amigos de Samyr Oliveira.
NOTA | HOSPITAL EDUARDO CAMPOS
“O Hospital Eduardo Campos informa que o paciente S. O. S., admitido em 13 de janeiro de 2026 e submetido a procedimento cirúrgico de urgência de grande porte em decorrência de múltiplas perfurações por arma de fogo, encontrava-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado geral gravíssimo.
Apesar de todo o suporte intensivo prestado e acompanhamento contínuo da equipe multiprofissional, o paciente intercorreu na manhã desta quinta (22) e evoluiu a óbito por volta das 10h40. O Hospital Eduardo Campos se solidariza com os familiares e amigos, reiterando que todas as medidas terapêuticas cabíveis foram adotadas pela equipe assistencial”.