Carteiro de Serra Talhada
Agencia dos Correios de Serra Talhada – Foto: Arquivo Farol

Debaixo do sol forte, chuva, calor ou frio, milhares de carteiros de todo o país percorrem quilômetros todos os dias para entregar as correspondências e encomendas pelas cidades a fora. Neste domingo (25) o país celebra os 363 anos de criação dos Correios e Telégrafos do Brasil e Dia dos Carteiros, que são mais de 46 mil trabalhadores em todo o país.

Em Serra Talhada, o Farol de Notícias conheceu um pouco do trabalho e da vida de um desses carteiros que carregam histórias e entregas pela capital do xaxado. Raoni Monteiro Gomes, de 36 anos, é natural que Caruaru, mas atua como carteiro em Serra Talhada há 3 anos, mas é funcionário dos Correios há pelo menos 15 anos.

Continua depois da publicidade

Raoni mora com sua esposa e dois filhos no bairro Nossa Senhora da Penha. Hoje conhece o município como a palma da sua mão, mas confessou que recém chegado na cidade teve dificuldades para se adaptar ao calor do sertão, e ao sistema de numeração das casas que nem sempre está bem estruturado, assim como algumas ruas sem calçamento. “Os cachorros soltos que também geralmente estranham o carteiro”.

Carteiro Raoni – Foto: Arquivo Pessoal

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

“A história que mais me marcou foi uma senhora que esperava a carta de aposentadoria do INSS, e chegou a notícia por minhas mãos. Ela gritou e começou a me abraçar agradecendo. Além desta história, o que me marca muito é a entrega de presentes para as crianças no fim de ano através do ‘Papai Noel dos Correios'”, relembrou o carteiro.

Raoni é um daqueles profissionais orgulhosos do seu trabalho e que guarda boas lembranças das entregas especiais que já fez na vida. Ao Farol, ele revelou que a única coisa que os carteiros esperam das pessoas que os recebem em suas casas é respeito e educação. E também deixou um conselho para as novas gerações de carteiros.

“Estamos fazendo sempre o nosso melhor, mesmo com as dificuldades do dia a dia, sempre com o sorriso no rosto e tentando ajudando da melhor forma possível a população que depende do nosso serviço. Com isso esperamos sempre o retorno que é o respeito e educação. Para quem está chegando, sempre dê o seu melhor, seja muito profissional para lidar com as adversidades”, finalizou.

A Raoni e todos os carteiros de Serra Talhada e Pernambuco a nossa homenagem!

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)