
Com o objetivo de desenvolver uma cooperação técnica e científica, com foco na promoção de eventos, atividades e projetos voltados ao aperfeiçoamento cultural, jurídico e humanístico da advocacia, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) firmou acordo com a Universidade Sapienza de Roma.
A assinatura do termo foi realizada na sexta-feira (23), na sede do CFOAB, em Brasília (DF), com a participação da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella. Ao lado dela, o diretor-geral da Faculdade OAB Nacional, Ronnie Duarte; a presidente da Faculdade de Direito da Universidade Sapienza de Roma, Luiza Avitabile; o responsável pela internacionalização do Departamento de Ciências Jurídicas da Sapienza, Fabio Petrucci; e o docente da Universidade, Enrico Del Prato.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Para a presidente da OAB Pernambuco, Ingrid Zanella, a iniciativa é um avanço institucional. “É um marco para o Conselho Federal, que dá mais um passo na universalização do conhecimento. A parceria amplia a troca de experiências e reforça o compromisso da OAB com a capacitação e a formação jurídica”, afirmou Ingrid Zanella.
O diretor-geral da Faculdade OAB Nacional, Ronnie Duarte, destacou o caráter institucional e pioneiro do acordo. “Este é um marco, o primeiro convênio firmado com uma das universidades mais prestigiadas da Europa, com a presença de sua presidente em Brasília para a assinatura. O acordo sinaliza a abertura de uma agenda de projetos que poderão ser desenvolvidos em conjunto no Brasil e no exterior”, disse Ronnie Duarte.
A presidente da Faculdade de Direito da Universidade Sapienza de Roma, Luiza Avitabile, ressaltou o fortalecimento das relações acadêmicas entre Brasil e Itália. “Este acordo consolida e confirma a amizade entre juristas, professores universitários, advogados e magistrados italianos e brasileiros, com a realização de atividades conjuntas tanto em Roma quanto no Brasil”, declarou Luiza Avitabile.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Com vigência inicial de 24 meses, o acordo prevê a realização de ações conjuntas que serão detalhadas em termos aditivos específicos, incluindo atividades acadêmicas, eventos e projetos de interesse comum, conforme estabelecido no instrumento firmado entre as instituições.