
Nesta semana, milhares de jovens estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, no ano passado, aguardavam ansiosamente pela publicação dos resultados da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada, Sisu, que seleciona estudantes de todo o país para cursarem o ensino superior nas universidades públicas brasileiras.
Um dos estudantes que passou pelo processo seletivo e hoje comemora a aprovação após seis longos anos de preparação é Rodrigo Nunes, de 23 anos.
Ele é natural do distrito de Bom Nome, em São José do Belmonte, estudou em escola pública durante o ensino fundamental e médio, e nos últimos seis anos, dedicava-se durante 8h diárias para sua aprovação no curso de Medicina na Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, em Recife.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Em contato com a reportagem do Farol de Notícias nesta sexta-feira (30), o jovem Rodrigo compartilhou o sentimento de felicidade e gratidão pela tão sonhada aprovação, no curso que sempre quis. e também sobre como foi sua trajetória de preparação. Ele reconhece o apoio de toda sua família, em especial sua avó, Dona Maria Nunes e principalmente o suporte recebido pela Casa dos Estudantes de Pernambuco, em Recife, durante alguns anos, enquanto fazia cursinhos na cidade.
“Fui aprovado no curso de Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco depois de 6 anos estudando e valorizando os esforços diários. Meu sonho era estudar em uma universidade pública e disse pra mim mesmo que iria fazer de tudo pra conseguir. Essa vitória eu devo integralmente à minha avó, que sempre investiu em mim e acreditou muitas vezes até mais que eu”, pontuou Rodrigo, continuando:
“Fui criado com minha avó, mas meu pai sempre fez muito esforço pra que eu conseguisse estudar. Estudei todo meu fundamental e médio em escola pública, meu ensino fundamental todo foi em Bom Nome e o médio em São José do Belmonte, ambos em escola pública. Ainda na madrugada do dia 29, recebi o resultado e fiquei em êxtase. Foram anos de muita renúncia e incertezas. O apoio de minha família foi, sem dúvidas nenhuma, um fator crucial pra que eu chegasse até aqui. A Casa do Estudante de Pernambuco, em Recife, também, que durante alguns anos foi meu ponto de apoio durante os anos de cursinho. Ela tem uma parcela enorme na minha vitória”, acrescentou.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Durante sua trajetória de preparação Rodrigo dedicava cerca de 8h diárias aos estudos e relembra que durante este período também priorizava sua saúde física e mental e deixa um recado para quem ainda encontra-se em busca da aprovação no curso de medicina:
“Minha rotina era em média 8 horas de estudos, sempre priorizando as matérias mais importantes, fazendo muita questões, simulados aos finais de semana e resolvendo prova antiga. Apesar da rotina cansativa, nunca deixei de priorizar minha saúde física e principalmente a mental, fator crucial pra enfrentar essa fase dolorosa que é o vestibular. Apesar de ser uma fase extremamente difícil, tive muito apoio de minha família e amigos que deixaram o processo mais leve. Ao que irão continuar no processo: não desistam, as vezes a linha de chegada parece muito distante mas quando cruzamos ela, percebemos o quanto valeu a pena não ter desistido”.
2 comentários em Jovem natural de Bom Nome é aprovado em Medicina na UFPE