Fotos: Laís Gomes/Farol de Notícias
Fotos: Laís Gomes/Farol de Notícias

O Grupo de Artesãos de Serra Talhada (GAST), realiza na noite deste sábado (28), mais uma edição da EXPO GAST, feira de artesãos do grupo que acontecerá a partir das 19h, na Praça dos Ipês, no bairro do Ipsep, em Serra Talhada. O evento contará com exposição e venda de artesanato local; espaço para toda a família e apresentações culturais de Os Pernambuquês; Grupo de Xaxado Gilvan Santos; Grupo Mistura Pernambuca e Fabinho e Colorado, que vão animar a noite de sábado ao som de muito forró pé de serra.

Em entrevista concedida a Giovanni Sá, no Programa Falando Francamente, da Tv Farol de Notícias a presidente do grupo, Ailma Martins, a artesã e mãe atípica Daiane Menezes e outras integrantes do grupo, que falaram sobre a trajetória do grupo que atualmente conta com mais de 30 artesãos dos mais variados nichos e já soma quase 30 anos de atuação na cidade.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

“O Expo GAST surgiu após decidirmos entre os menbros do grupo, fazermos uma homenagem para a gente, já que o dia 19 de março é o dia dedicado ao artesão e de São José que era um grande artesão e patrono da família. Como o grupo também é uma família que acolhe crianças, jovens, idosos e vem cada vez mais crescendo. É um grande evento que surgiu há 3 anos e o primeiro foi realizado na Concha Acústica, que era onde o grupo se reunia todo mês e participavamos das feiras de artesanato. No ano passado, fizemos na praça dos ipês e foi um sucesso, por ser mais movimentada, e por ser também um espaço familiar”, explicou Ailma Martins.

Neste ano, a feira homenageia cinco maẽs atípicas e duas integrantes que possuem deficiência auditiva, como forma de promover a integração e inclusão destas pessoas no grupo de artesãos. Uma dessas mães é Daiane Menezes, que é mãe de Lucas, de 11 anos e integra o grupo há mais de 3 anos.

“As crianças são muito produtivas, trabalham bastante com o artesanato. Hoje o grupo conta com mais de 30 pessoas, já tem 3 anos que estou participando e esta é minha terceira feira no Expo GAST. Lucas foi uma das crianças autistas que entrou, gosta bastante de participar do grupo, das reuniões e vamos estar com ele e com as meninas também participando do evento. Agradecemos também aos patrocinadores do evento e cada artesão vai doar uma peça para ser sorteada também”, pontuou Daiane.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA