Belmonte é destaque com aprovação de projetos em Congresso do Sertão

O município de São José do Belmonte voltou a ganhar evidência na área da saúde e da produção científica. Três projetos desenvolvidos na cidade foram selecionados para apresentação no COS – Congresso do Sertão, que será realizado em junho, em Petrolina, na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

O resultado reforça o trabalho desenvolvido pela cirurgiã-dentista Rosângela Maria Pereira Valões, responsável pela aprovação de três projetos.

Continua depois da publicidade

Entre eles, está o “Tome Ciência e Tenha Saúde Bucal”, criado em 2023 e que vem conquistando reconhecimento estadual e nacional, além de outras duas iniciativas desenvolvidas em parceria com as estagiárias de Odontologia Débora Siqueira e Marcilene Moura.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Desde 2023 atuando na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Bom Nome, Dra. Rosângela tem fortalecido a odontologia no município por meio de ações que unem assistência em saúde, produção científica, atividades sociais e impacto direto na qualidade de vida da população.

A conquista reforça o compromisso de São José do Belmonte com o incentivo ao conhecimento, à inovação e à valorização dos profissionais que atuam no serviço público.

Em contato com a reportagem do Farol de Notícias nesta terça-feira (26), Rosângela detalhou a trajetória do projeto, destacou a participação do município em eventos estaduais da área da saúde. A profissional ainda comemorou os avanços alcançados nos últimos anos e segundo ela, o trabalho já alcançou projeção nacional:

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

“No dia 02 de abril de 2023, nasce o projeto piloto “Tome Ciência e Tenha Saúde Bucal”. Ao longo de 2023, foram realizadas capacitações, encontros e oficinas escolares. Em 20 de abril de 2024, às 2h20, o projeto foi inscrito no edital do CRO-PE para a III Mostra de Experiências Exitosas no SUS. Já em 09 de maio de 2024, aconteceu a apresentação do projeto durante a III Mostra de Experiências Exitosas da Odontologia no SUS, em Recife. Na ocasião, também ocorreu o reencontro com Nilcema, orientadora da época da faculdade e dos projetos de extensão realizados no interior de Pernambuco”, explicou Rosângela, complementando:

“No dia 05 de agosto de 2024, o projeto voltou a ser destaque durante o Geres PErcorre, como experiência exitosa em saúde no município. Durante o ano de 2025, o projeto rendeu várias publicações. Em 09 de abril de 2026, três anos após o nascimento do projeto, a iniciativa foi selecionada para o XVI Congresso do COSEMS-PE, na Mostra Pernambuco Aqui Tem SUS. O trabalho foi apresentado em Recife pelo Dr. Paulo Nuto, representando o município. Na ocasião, o projeto também foi selecionado para o XXXIX Congresso do CONASEMS, que acontecerá em julho, no Rio Grande do Sul, garantindo destaque nacional ao município”.