
O Projeto Visão Em Rede (V.E.R.) recebe, entre os dias 9 e 11 de junho, a visita de representantes do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), em Serra Talhada. O objetivo é acompanhar de perto os resultados e impactos das ações de saúde ocular desenvolvidas no município, beneficiando estudantes, professores da rede municipal de ensino do município do Sertão pernambucano.
Executado pela Fundação Altino Ventura (FAV), o Projeto V.E.R integra o Programa Juntos pela Saúde, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com gestão do IDIS e parceria da Umane. A proposta busca ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento especializado em saúde ocular, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
A programação contará com a presença da prefeita de Serra Talhada; Márcia Conrado; da presidente da FAV, Dra. Liana Ventura e seu vice, Dr. Marcelo Ventura Filho; a Secretária Municipal de Saúde, Lisbeth Rosa; a vice-secretária de Educação, Luana fernandes e a agente comunitário de saúde, Coquinha.
Durante a programação, a comitiva acompanhará na terça-feira (9), no auditório do Colégio Municipal Cônego Torres, as atividades da Jornada de Saúde Ocular do Paciente, que inclui exames oftalmológicos destinados a estudantes da rede municipal, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e avaliações voltadas aos professores. A agenda também contempla entrevistas com gestores públicos e profissionais envolvidos na execução da iniciativa.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Um dos destaques da programação será o lançamento da Carteira de Saúde Ocular e o Concurso Cultural V.E.R, marcada para o dia 10 de junho, na Escola Nossa Senhora da Penha, no bairro de Tancredo Neves/COHAB, em Serra Talhada. Promovido pela Fundação Altino Ventura em parceria com a Prefeitura de Serra Talhada, o Concurso Cultural V.E.R e Reconhecimento Escola Destaque é destinado aos estudantes, professores, gestores escolares e unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino de Serra Talhada.
Esse Concurso visa incentivar a expressão artística, cultural e literária da comunidade escolar, promovendo reflexões sobre a importância da saúde ocular, da prevenção e dos cuidados com a visão. A iniciativa também busca valorizar as experiências vivenciadas pelos participantes, estimulando a criatividade, o protagonismo estudantil e o engajamento de professores, gestores e estudantes nas ações desenvolvidas pelo projeto.
Encerrando a visita, no dia 11 de junho, no Colégio Cônego Torres, serão realizados grupos focais e entrevistas institucionais com gestores escolares, pacientes, familiares beneficiados pelo programa e estudantes de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) e da AESET. Os encontros irão destacar a relevância do acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento especializado para diferentes condições oftalmológicas, reforçando os avanços promovidos pelo Projeto Visão Em Rede em Serra Talhada.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
CONFIRA A AGENDA:
OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE (terça-feira, 09)
Local: Colégio Municipal Cônego Torres
– Jornada de saúde ocular do Paciente
– Exame Oftalmológico de escolares (crianças, adolescentes e adultos do EJA)
– Exame Oftalmológico de professores
Horário: 8h às 12h30
CARTEIRA DE SAÚDE OCULAR / LANÇAMENTO CONCURSO CULTURAL / ENTREGA DE ÓCULOS / (Quarta-feira, 10)
Local: Escola Nossa Senhora da Penha, no bairro de Tancredo Neves/COHAB
Horário: 8h às 12h30
GRUPO FOCAL COM GESTORES DE ESCOLAS (Quarta-feira, 10)
Local: Colégio Municipal Cônego Torres
Horário: 13h30 às 15h30
GRUPO FOCAL COM PACIENTES E RESPONSÁVEIS (Quarta-feira, 10)
Local: Colégio Municipal Cônego Torres
Horário: 17h30 às 17h30
GRUPO FOCAL COM ESTUDANTES DE MEDICINA (Quinta-feira, 11)
Local: Colégio Municipal Cônego Torres
– Acadêmicos de Medicina
Horário: 8h às 10h30