Portugal desaponta e empata com a RD Congo em estreia na Copa do Mundo
Foto: Tom Weller/picture alliance via Getty Images

Do Metrópoles

Portugal estreou nesta quarta-feira (17/6) na Copa do Mundo de 2026 contra a RD Congo no estádio de Houston, nos Estados Unidos. O jogo válido pela 1ª rodada do Grupo K terminou empatado em 1 x 1.

Os gols foram marcados pelo meio-campista João Neves, para Portugal, e pelo atacante Wissa, para a RD Congo.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Veja como foi a partida

1º tempo

Portugal iniciou o jogo com a posse de bola, no campo de ataque, sufocando a seleção da RD Congo. Aos cinco minutos, após cruzamento da esquerda, João Neves subiu de cabeça e abriu o placar, fazendo 1 x 0 para Portugal.

Aos 10 minutos, a seleção da RD Congo chegou pela primeira vez com perigo. Yoane Wissa recebeu na entrada da área e finalizou de esquerda. A bola passou com perigo e assustou os portugueses.

Logo em seguida, aos 12 minutos, Bernardo Silva, meio-campista português contratado pelo Real Madrid, tomou o primeiro cartão amarelo da partida após uma entrada imprudente.

Aos 23 minutos, na parada obrigatória para hidratação, o panorama da partida seguia o mesmo. Portugal com a bola e a RD Congo no campo de defesa, bem compactada, impedindo o avanço português.

Aos 31 minutos, Mbemba, zagueiro e capitão da RD Congo, tomou amarelo após trombada com jogador português. Um minuto depois, a seleção congolesa deu o primeiro chute ao gol, mas o jogo continuou morno até os 47 minutos.

Continua depois da publicidade

O Congo teve uma última oportunidade em dois escanteios e conseguiu empatar o placar. Após bola levantada na área, Wissa cabeceou sozinho e fez o primeiro gol da RD Congo nesta Copa do Mundo. Logo em seguida, o árbitro apontou o fim da primeira etapa.

2º tempo

No intervalo, a seleção portuguesa fez uma alteração. Bernardo Silva deixou o campo para a entrada do atacante Francisco Conceição. Com menos de cinco minutos, o jogador que saiu da reserva teve a oportunidade de desempatar o placar, mas errou a cabeçada.

Aos nove minutos do segundo tempo, o lateral português João Cancelo fez um gol de bicicleta após passe de peito de João Neves, mas estava impedido. Rapidamente, o gol foi anulado e o placar seguiu 1 x 1.

Sem muitas alternativas, a seleção portuguesa passou a abusar das jogadas laterais, com bolas alçadas na área, mas sem sucesso. Aos 22 minutos do segundo tempo, Portugal tramou boa jogada e achou Cristiano Ronaldo. O atacante finalizou mal, para fora.

Após a segunda parada obrigatória para hidratação, Cristiano teve nova oportunidade após bela combinação portuguesa, mas finalizou novamente para fora após ser travado pelos defensores.

Continua depois da publicidade

Aos 31 minutos da etapa final, a RD Congo teve uma oportunidade de ouro. Em ataque rápido, Bakambu recebeu passe na entrada da área e chutou de primeira, mas não acertou o alvo.

A pressão portuguesa aumentou, mas a seleção congolesa conseguiu se impor física e taticamente até os 45 minutos do segundo tempo, quando Bruno Fernandes quase acertou o alvo em chute de fora da área.

Nos acréscimos do segundo tempo, não houve mais lances de perigo, e a partida terminou empatada em 1 x 1.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)