
Do Blog Dellas
A governadora Raquel Lyra que, no início desta semana, enviou mensagens gravadas para a população de todos os municípios do estado pedindo votos e mobilização, passou grande parte do dia desta quarta-feira falando pelo celular com cada um dos 140 prefeitos que a apoiam. Um deles, que conversou com este blog, informou que ela recomendou a manutenção da animação nas áreas urbanas e rurais para garantir que no domingo mais pessoas compareçam às seções de votação.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
O objetivo dela, segundo um assessor, é trabalhar, ao lado dos prefeitos, para assegurar a vantagem que tem nas médias e pequenas cidades. Com uma eleição a ser resolvida no dia, qualquer deslize pode acarretar prejuízo, ou com o aumento da abstenção ou até com erros na hora de votar.
Os prefeitos também costumam distribuir os chamados “santinhos” ou “colas” para ajudar os eleitores a digitar corretamente na urna os números dos candidatos. A Justiça Eleitoral está permitindo que isso seja feito sobretudo em uma eleição na qual serão escolhidos, presidente, governador(a), dois senadores, deputados federais e estaduais.
Cada prefeito tem candidato a federal e estadual e vai querer garantir que eles sejam eleitos e que saiam dos municípios com expressiva votação. O voto de governador e senador também é importante assim como o de presidente. Na grande maioria dos municípios os “santinhos” vão estar com o número da governadora e o número do presidente Lula que é o candidato preferido dos eleitores no interior.