Fotos: Farol de Noticias
Colaborou Alana Costa (do Farol de Notícias)
Diante a onda de insegurança que tem preocupado os serratalhadenses, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital do Xaxado e o Sindicato Patronal (Sindcom) convocaram a classe empresarial da cidade para montar estratégias com foco na prevenção de assaltos, roubos e arrombamentos no mês natalino. Entre as mudanças debatidas, foi sugerido que o comércio municipal funcione de segunda a sexta-feira até às 18h, e nos sábados 7 e 14 até às 15 horas, com horário ampliado nos dois últimos sábados do mês, 21 e 28, indo até às 17h.
De acordo com o presidente da CDL, Everaldo Melo Lima, a CDL e o Sindicato Patronal vem buscando realizar uma agenda positiva em relação ao debate sobre segurança pública. “Pois estamos registrando em 2013 um alto índice de roubos e arrombamentos. Esse tema é preocupante, vários colegas foram vítimas de assaltos. Nesse debate público, pedimos o apoio de todos os órgãos competentes para que se pense esse lado preocupante em que estamos vivendo. Queremos que o nosso mês de dezembro seja positivo”, disse Everaldo de Melo Lima, em conversa com o FAROL.

Tanto a CDL como o Sindcom fazem parte do Conselho Municipal de Segurança, órgão consultivo sancionado pelo prefeito Luciano Duque para debater questões de interesse à segurança da população, contando ainda com a representação do Ministério Público, Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, associações de bairro e outras entendidas. Na visão de Everaldo Melo Lima, o empresariado deve começar a fortalecer medidas de segurança nas lojas.
Uma das sugestões é que se invista na instalação de câmeras de vigilância, bem como no fortalecimento da estrutura dos estabelecimentos, como a substituição de lojas com telhados, que podem servir de entrada para bandidos. Outro ponto importante citado por Everaldo encontra-se na necessidade do aumento do efetivo das polícias. “Grandes medidas poderiam ser tomadas pelo Governo do Estado com relação ao aumento de efetivo da polícia, bem como de todos os componentes que fazem parte da rede de segurança pública”, disse, acrescentando:
“Outro ponto que nos preocupa é com relação aos lares, muitos adolescentes estão entrando para o mundo das drogas, existem casos de crianças, então o estado tem que fortalecer também as políticas públicas. Mas sabemos que o estado sozinho não é suficiente, a base familiar precisa ser revista. As famílias precisam se vê como fonte de vida”.
6 comentários em SEGURANÇA: CDL discute mudanças no horário do comércio no mês do Natal