OPINIÃO de NATAL: Uma reflexão sobre a indignação do Papai Noel e do povo brasileiroHoje, Papai Noel está a pleno vapor lendo as cartas vindas de todas as partes do mundo. A criatividade das crianças sempre consegue surpreendê-lo. Este ano, talvez por ser véspera de eleição presidencial no Brasil, um pedido em particular lhe chamou atenção.

O futuro do Brasil, as crianças brasileiras, pediram a Papai Noel, além dos pedidos de sempre, como: bicicletas, bonecas, bolas, celulares, vídeo games, etc, indignação para as pessoas de bem daquele país. Indignação, é presente?, logo se perguntou Papai Noel.

Como atender todos aqueles pedidos e simultaneamente o da indignação? Com a sabedoria peculiar aos protagonistas dos grandes contos, Papai Noel, enviou duas cartas, uma para as crianças e outra para os seus pais.

Para as crianças, elas diziam: Estive aqui, você estava dormindo, aí está o seu presente.

Feliz Natal. Assinado: Papai Noel.

Para os seus pais, elas diziam: Visitei seu país, seu estado, sua cidade, seu bairro, sua rua, sua casa. Eu sei de onde veio o dinheiro que você me enviou para comprar o presente dos seus filhos, netos, etc, aliás, eu sei da origem de todo seu dinheiro.

Me alegro, profundamente, por menor que ele seja, quando sua origem é íntegra, é fruto do seu trabalho digno. Você me ajuda a tornar este mundo melhor, faz valer a pena a minha existência. Obrigado por ser assim, nunca deixe de se indignar com as injustiças aí existentes.

Me entristeço, profundamente, por saber que seu dinheiro é o responsável pela injustiça a que tantos ficam sujeitos no seu país, pela falta de educação, saúde e segurança, que sua vil esperteza impõe a todos. Este sofrimento sem sentido, um dia, será indignação contra você.

Feliz Natal. Assinado: Sua Consciência.