Fotos: Alejandro García/Farol de Notícias

Acabou agora a pouco (20h30) a  sessão que iria colocar em regime de votação as contas do ex-prefeito Carlos Evandro, do exercício de 2008, rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). No início da sessão, o vereador Naílson Gomes (PSC) apresentou o Requerimento 005/2014 solicitando a suspensão do julgamento alegando que havia, no site do TCE, a tramitação de Ação Rescisória por parte do ex-prefeito, e o que mais prudente seria esperar a decisão final do Tribunal.

O pedido foi assinado por sete vereadores – exceto os parlamentares Sinézio Rodrigues (PT), Manoel Enfermeiro (PT) e José Raimundo (PTB) – e provocou um debate acalorado entre o presidente da Câmara, José Raimundo Filho (PTB) e o vereador Gilson Pereira (PSD), líder da oposição. “Estamos aqui para cumprir a Lei, no seu Artigo 55. O senhor (Carlos Evandro) está transformando esta Câmara numa casa de ninar criança e o senhor presidente está sendo partidário porque o requerimento não pode entrar em votação”, disparou, aos gritos no microfone, Gilson Pereira.

contas 1

contas 2

O contraponto do vereador Zé Raimundo veio no mesmo tom, que citou o Artigo 38 do Regimento Interno que esclarece que o plenário é soberano e colocou o requerimento em votação. “Não me venha com lições porque não quero aprender com um professor como você”, devolveu Zé Raimundo, colocando a proposta pela suspensão em votação no plenário.

EMPATE

Durante o regime de votação, a surpresa foi o comportamento dos vereadores do PT, que fecharam com a oposição, se distanciando do bloco governista. Com o empate de 7 x 7, o presidente Zé Raimundo deu o voto de minerva suspendendo o regime de votação das contas até o pronunciamento da Tribunal de Contas do Estado.

Presente ao plenário, o ex-prefeito Carlos Evandro ficou surpreso com o comportamento dos vereadores petistas. Diante a suspensão da votação das contas, o ex-prefeito ganha sobrevida em, pelo menos, mais uma semana para aguardar o julgamento da Ação Rescisória no TCE.

contas 3

contas 4