Pular para o conteúdo

LEITOR COM VOZ E VEZ

A coleta seletiva em Serra Talhada está em crise, diz leitora

A coleta seletiva em Serra Talhada está em crise, diz leitora

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Por Alice Maciel, serra-talhadense e leitora do Farol

A coleta seletiva em Serra Talhada, é um avanço importante na destinação correta de resíduos, mas tem passado por sérios problemas de regularidade.

Empresários e moradores da cidade têm se engajado na separação de recicláveis, contribuindo para a sustentabilidade e o cumprimento da legislação ambiental.

No entanto, nas últimas semanas, a coleta porta a porta, de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e da Prefeitura, tem sido falha, impactando negativamente, a rotina de muitos.

Em algumas regiões da cidade, a coleta seletiva não acontece há semanas, o que leva ao acúmulo de materiais recicláveis em comércios e residências. Empresários da cidade, como relatado, mostraram-se decepcionados.

Digo, “Quando o caminhão não passa, somos forçados a misturar recicláveis com lixo comum, o que contraria o propósito da coleta e gera frustração, uma vez que a intenção é contribuir para a sustentabilidade local” Disse Alice, comerciante local.

Nas ruas do comércio central, onde a coleta deveria ocorrer regularmente, pilhas de recicláveis acumulam-se nos dias em que o serviço falha. O que gera desconforto para comerciantes e clientes.

A situação agrava-se, porque, segundo informações, dos dois caminhões disponíveis para a coleta seletiva, apenas um tem operado. Isso tem deixado bairros inteiros sem coleta, como relatados por moradores, que já enfrentaram três semanas sem a passagem do caminhão.

A prefeitura disponibilizou um canal de atendimento, o Disque Recicle, para que a população reporte problemas, mas a falta de retorno e solução para as solicitações tem frustrado os moradores.

Os coletores da Cooperativa Recicla Serra Talhada têm recebido elogios pela dedicação e educação com que abordam comerciantes e moradores, incentivando a separação correta dos resíduos. A falha logística, porém, compromete o trabalho e a renda desses trabalhadores, que dependem da regularidade e engajamento da população.

Para muitos, a coleta seletiva não é apenas uma política ambiental bem-vinda, mas também, uma necessidade para atender as demandas ambientais e os requisitos legais. Uma sugestão que empresários e moradores deixam, é que a Prefeitura reforce a fiscalização da coleta e garanta a disponibilidade dos caminhões.

Sem isso, o risco é que o desengajamento cresça, e todo o esforço em construir uma cultura de reciclagem e sustentabilidade seja prejudicado.

Att,

Alice Maciel

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

34 comentários em A coleta seletiva em Serra Talhada está em crise, diz leitora

Patrícia
Ficou um mês sem passar essa coleta na rua que moro. O carro estava quebrado. Depois passou sem o som, poucos ouviram. Acumulou reciclados e vizinhos colocaram no lixo comum para a coleta. Mais um item que a prefeitura deixa a desejar . A população faz sua parte, a prefeita nao
Cássio
Na empresa que trabalho tem muitos recicláveis, tem semana que o caminhão vai, tem semana que não. Pura verdade a falta de regularidade. Quando entramos em contato, a resposta é que hoje estão sem caminhão, ou caminhão quebrou. É preciso ter algum caminhão reserva.
ENO
Coloca reboque engatado no caminhão de coleta de lixo. Com essa iniciativa restará pouco lixo não reciclável para descarte, e em torno de 85% de material reciclável colocado no reboque. Quanto a empresários eles devem ser obrigados a bancar o custo do transporte da destinação do lixo reciclável.
Corrigir e seguir com essa politica
Como morador de SerraTalhada, tenho à coleta seletiva como a mais importante política de resíduos sólidos já implantada numa cidade. E o modelo implantado em SerraTalhada é fantástico. Assisti no Recife uma reportagem sobre a coleta seletiva no interior eno exemplo foi SerraTalhada. Essa falta de veículo é um gargalo que a prefeitura tem que enfrentar ou então, vão perder o principal ponto, que é o engajamento da população. Espero que corrijam essas falhas e que a coleta seletiva possa acontecer. Eu até parabenizo a prefeitura por implantar a coleta seletiva no município e também os cooperados que são peças chaves na complementação do processo.
leitor
A prefeita e só p cima e p baixo viajando e os problemas se acumulando. E o povo idiota ainda votou , vendeu os seus votos e elegeu para mais 4 anos de descaso e sofrimento. Sofreu todos
Ana Maria
Na minha rua os catadores passaram dizendo que fariam a coleta, no dia da coleta o carro não passou. Liguei no recicla associação e disseram que o caminhão estava com defeito, passaram o contato da secretaria e liguei. Mas se o carro tá com defeito, não tem o que fazer.
Observadora
A matutinha de Bernardo Vieira depois de 4 anos afundando a prefeitura em dividas e escândalos, tirou férias o que ela queria já teve que era os votos dos trouxas, agora é só descaso e ladeira abaixo , as ruas de Serra Talhada estão cobertas de lixo. Principalmente as próximas ao shopping.
Ana
Uma falha enorme por parte da prefeitura, que por falta de interesse ou falta de competência daqueles que gerem essa pasta da coleta seletiva, deixam a população desasistida. Essa luta conjunta pelo meio ambiente é extremamente necessária. Estávamos evoluindo como sociedade…e essa conduta da gestão municipal traz um retrocesso enorme!
Carlos C.
Separo meus recicláveis mas o caminhão não passa. Não escuto mais a música. Entro em contato com o fala cidadão e eles dizem que é a cooperativa a responsável pela coleta. Ligo para cooperativa e eles dizem que é a secretaria de meio ambiente. Cadê o secretário?
Gislaine Silva
Sim, tem isso. Mas fui a fundo, sou professora e fui pesquisar sobre, a associação faz a separação e o processo dos materiais, a coleta é a prefeitura que faz, é de responsabilidade da prefeitura. Os associados só vão pra coleta se tiver o caminhão, sem caminhão, sem coleta. A secretaria tem que fazer algo sobre isso. Quebrar e não ter a coleta um ou dois dias tudo bem. Mas passar várias semanas com falta já prejudica.
Patrícia
E so desculpa Carlos. Um empurra o outro. E ninguém resolve nada. Também falei com uma funcionária da cooperativa. O jogo do empurra, empurra como sempre para justificar a omissão e negligência
Joana
Gosto muito da turma que passa com os papelzinho falando para agente separar o papel e plástico, eu faço a reciclagem e toda semana mando pra lá,, mas tem semana que não tem coleta por isso mesmo, deveria ter um reserva. No início não era assim, passavam direitinho
Professor
No início tinha Sinezio, eu gostava do sinezio, mas não sei se é isso. Switch que precisa ter constância a coleta, ou então a população não vai separar. O caminhão tem que passar faça chuva ou faça sol. A coleta seletiva é um compromisso d confiança com que recicla. O caminhão tem que passar para concluir o ciclo. A população separa e entrega ao caminhão. Sempre assim.
Ferinha
A prefeitura municipal de serra talhada junto com a secretaria de meio ambiente estão em dívida com os cooperados e coletores da cooperativa Recicla serra, estão há meses sem fazer o repasse financeiro para que recebam seus salários que está em atraso, isso é uma vergonha, gestão municipal.
Thatiana
É triste ver um avanço tão grandioso para nossa cidade que foi essa coleta está nessa situação. Com frequência, principalmente nas sexta-feira, o caminhão não passa no bairro AABB. Passamos a semana toda aguardando e quando chega a sexta recebemos a notícia que não haverá coleta. Secretaria do meio ambiente revejam sobre isto. Serra Talhada não pode perder um serviço essencial como este.
Márcia Maria
A prefeitura de serra talhada é uma vergonha, os cooperados estão sem receber seus salários, por causa de uma gestão que não saber gerir.
Gente
A prefeitura de serra Talhada pelo jeito deve a Deus e ao mundo. Deve ao padre que fez o show , deve aos mediadores, deve o dinheiro desviado dos professores, deve a laboratórios, a fornecedores, até o pessoal das popas de frutas... Aguentem so fata o resto desse ano e mais 4 anos p frente
[email protected]
A gente tem um contrato com a prefeitura no qual ela faz um repasse pra o instituto Recicleiros e a Recicleiros nos paga, a Recicleiros não tá recebendo nada da prefeitura e nós não estamos recebendo da Recicleiros. Creio que não seja culpa da prefeitura e sim do instituto que não nos preparou pra essa ocorrência, tínhamos um contrato de 5 anos no qual o instituto vinha nos pagando bem e chegou em menos de 2 anos informaram que acabou o dinheiro e que não poderiam mais nos pagar, fizeram plano de contingência no qual mandaram cooperados rpa Embora, pessoas que estavam precisando e não tinha nada haver com tudo isso, famílias que precisam e pais de família mandaram embora em setembro. Só estou esperando essa cooperativa que a gente trabalha fechar. Segunda temos uma reunião não sabemos como vai ser, caso não tenha acordo vamos paralisar os trabalhos.
O CONSERVADOR
Amigo leitor do Farol Comunista, hoje a minha esposa falou: "Só bastou Márcia ser reeleita que o caminhão deixou de passar. Vou jogar o lixo misturado com os outros". Disse a minha amada esposa.
Claer
Aqui na rua que moro sempre faço a separação dos recicláveis, mas quando o caminhão passa ninguém desce pra observar entre os pacotes qual leva os resíduos comum e o reciclável que fica em sacolas separadas. A menos que queiram que a gente espere na porta com pacotes! É primordial a separação do reciclado, mas dessa maneira não funciona se ficarem esperando o povo chamar nas portas. A natureza agradece e o meio ambiente também...
Aline
O dia da coleta de recicláveis é diferente do dia da coleta de lixo comum. Então não pode colocar as sacolas dos dois materiais no mesmo dia não. Fiquem atentos aos dias da coleta.
Sou babalorixá axé
Homi,pagui os catador da impresa de reciclagem,essi povo trabaia muito,um dia dessi vi eles na pista sentidu pra triunfo nu sol quenti catandu reciclavel, essi povo tem famia pra sustentá,que impresa é Eça que bota um mói de genti nu sol lascadu pra trabaiá e depois nu paga pelo serviçu delis?a prefeitura e a impresa que botou Eça tal coperativa aqui neça cidade,tem que pagar essis trabaiador direitu.essis coitadus precisa do salariu delis.cade a justiça,ministerio publico tão vendo essa injustissa não?
Gabriel
Sinceramente, todo mundo sabe que ninguem se importa com reciclagem. Todo mundo só quer saber de vantagens e de dinheiro apenas.A mesma coisa para o proprio canal local da cidade.Eu passei o ano tentando varios tipos de apoios para um projeto meu sobre sustentabilidade e é sempre a mesma enrolação, e quando procurei o Farol para pedir ajuda me cobraram 600 / 700 reais.Parabéns Serra Talhada, vocês são incriveis, continuem nesse caminho para ver se vão para frente.
Henrique
A prefeita está 💩💩💩 pra população. Esta e viajando e gastando dinheiro porque sabe que nós contribuintes arcamos sempre com a conta. Pior e a população ter votado nela, reeleito por causa de uma cesta básica e 70 reais. Vão ter que esperar mais 4 anos agora pra ganhar novamente. Burrice da gota serena
Maria Souza
Poderiam ter mudado e não mudaram. Poderiam te eleito outra pessoa e preferiram o dinheiro. Agora não adianta reclamar porque a justiça nada faz. Agora aguentem. Falaram em mudança e a maioria escolheu permanecer do mesmo jeito. Prejudicou todos
Sou feliz
Na minha rua eu ficava tão animada quando passava o carro da reciclagem até a música eu aprendi a cantar. mas se vc é inteligente já sacou que foi tudo uma estratégia política pra que a rainha dos pobres podesse sentar-se mais uma vez no trono, e no é que deu certo. O povo burro e compravel, por mixaria se lascou 🤣🤣🤣😂🤣🤣🤣Agora o choro é livre. Continue fazendo 💓 ❤️ 💓 e L que o grosso continua entrando... Vão esqueça do famoso ditados dos nossos pais " engula o choro"😿🤣🤣🤣🤣🤣

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *