
O ano 2026 começou com o prato principal sendo servido: Eleições 2026. Uma disputa que promete um bom embate, com atores muito diferentes, inclusive, do ponto de vista ideológico. Para votar no candidato a deputado federal, o serra-talhadense terá muitas opções, mas terá que ter o discernimento sobre o seu papel, diante competidores completamente diferentes.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
SENÃO VEJAMOS:
FERNANDO MONTEIRO- Candidato à reeleição, Monteiro tem como madrinha a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado. Na visão de Márcia, o deputado será majoritário na capital do xaxado, porque transformou o município com um ‘caminhão’ de emendas em todas as áreas.
Um dos trunfos, na visão da prefeita, é o residencial Vanete Almeida, que virou mote principal da disputa interna. Segundo a petista, o deputado foi o responsável pelo ‘destravamento’ da obra. Mas há controvérsias.
WALDEMAR OLIVEIRA- O deputado também alocou emendas para Serra Talhada, em especial, ações no campo e infraestrutura, além da saúde. Chega com o recall de ser um ‘Oliveira’ da gema, e traz como retrospectiva os acertos praticados pelos ex-deputados Inocêncio e Sebastião Oliveira.
Dema, como é tratado no círculo mais íntimo, é conhecido como um fiel cumpridor de acordos. Fato, aliás, muito difícil na arte da política. Está na lista dos cotados para uma boa votação em Pernambuco, e não tem a preocupação de vencer em Serra Talhada, mas de conquistar uma boa votação, por ser sua terra natal e ter, sim, serviços prestados.
CHARLLES DE TIRINGA- Talvez seja a grande novidade das eleições em Serra Talhada, mas ainda uma incógnita. O influenciador digital já entrou na disputa outras vezes, entretanto, desta vez, vem sendo, digamos assim, mais ‘profissional’ na arte da conquista de votos.
Charlles tem conquistado apoios importantes na região, e conta com apoios de vereadores de Serra Talhada. Entretanto, pesa contra, o fato de abraçar as bandeiras do bolsonarismo, uma vez que que o presidente Lula conta com a maioria das intenções do voto no município. 2026 será o ano de revelar também, o que pensa na política.
MIGUEL DUQUE- Também considerado o novo na disputa, mas já revela ser um grande articulador do ponto de vista político. Atual presidente do IPA, é cria política do deputado estadual Luciano Duque, que deve ser majoritário em Serra, fazendo o ‘voto casado’ com Miguel.
Advogado por formação, Miguel Duque foi destaque nas eleições municipais, seu nome é o mais comentado nas rodas de conversas, para 2028, portanto, as Eleições 2026 será fundamental para o jovem, que tem um futuro promissor.
DR. LUIZ PINTO- É pré-candidato a deputado federal, sim e não aceita ser colocado como ‘franco atirador’. A pífia votação nas eleições para prefeito de Serra Talhada, não desanimou o médico, que deve disputar pelo PRD ou Solidariedade.
Dr. Luiz gosta da arte da política, isso é bom. Não quer ser figurante em Serra Talhada, mas vai insistir em ser um ‘proclamador de verdades’. Não tem nada a perder, porque não quer viver da política, quer contribuir com suas ideias. E que venha as eleições.
2 comentários em A disputa pra federal em Serra Talhada terá objetivos diferentes; confira