Foto: Arquivo Farol
A Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) que investiga a denúncia protocolada pelo ex-vereador Vandinho da Saúde e a chapa de oposição nas eleições 2024 Por Amor à Serra Talhada apontando suposta falsificação de candidaturas na chapa do Solidariedade para atender a cota de gênero, pode ter ser seu resultado divulgado nos próximos dias.
Isso porque houve mais uma movimentação do processo na zona eleitoral em que o juiz remete despacho pedindo ao Ministério Público Eleitoral que se manifeste sobre o mérito da questão, no prazo legal, sem que necessite de audiência de instrução para inquirição de testemunhas.
No documento processual, datado desta segunda-feira (10), a justiça emite despacho indeferindo o pedido, por parte do Ministério Público Eleitoral, de oitiva das testemunhas e acusados por considerar que o deslinde da causa dependa apenas de prova documental. Com isso, a divulgação do resultado não deve se estender como muitos pensavam.
CONSEQUÊNCIAS GRAVES
Em caso de procedência da ação judicial, ocorrerá a derrubada de toda a chapa do Solidariedade, inclusive da vereadora eleita Juliana Tenório, a recontagem dos votos para vereador das eleições 2024 em Serra Talhada, o recálculo do coeficiente eleitoral e partidário.
Além da inelegibilidade por 8 anos do presidente do Solidariedade, Waldir Tenório Jr., da candidata eleita Juliana Tenório, da candidata não eleita Jéssica Bianca, e candidata não eleita Michele Barros. Ocasionando uma reviravolta no desenho das cadeiras na Câmara Municipal.
FRAUDE NA COTA
A fraude a cota de gênero tem sido um tema amplamente difundido desde as eleições de 2020 e recentemente o Tribunal Superior Eleitoral fincou entendimento e editou a Súmula 73 que apresenta as condutas para caracterização da fraude, que são:
“Votação zerada ou inexpressiva; prestação de contas zerada, padronizada ou ausência de movimentação financeira relevante; e ausência de atos efetivos de campanhas, divulgação ou promoção da candidatura de terceiros”, diz o texto da súmula.
SAIBA MAIS
Vandinho abre processo contra chapa de Dr. Waldir por fraude
Investigação da cota de gênero do SD em Serra Talhada tem novo capítulo
18 comentários em Ação de investigação eleitoral em ST pode ter resultado nos próximos dias