Foto: Farol de Noticias-Licca Lima
Nesta quinta-feira (24), Giovanni Sá recebeu no Programa Falando Francamente da TV Farol de Notícias no YouTube, a advogada Dra. Ayanna Dark, para falar sobre os diversos tipos de contratos utilizados na sociedade, inclusive em contextos mais informais
Dentre os mais comuns, Ayanna alertou a população sobre aquelas situações em que não há registro de contrato por escrito e as pessoas acabam firmando acordos apenas verbalmente. Quando não há contrato por escrito, é preciso recorrer a outras formas de constituição de provas, seja através de testemunhas, ou outras.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“O contrato de boca ele pode valer, mas se não tiver algo por escrito, dificilmente você vai conseguir constituir provas e na justiça, conseguir o seu direito. O que eu indico para quem vai iniciar um acordo e para quem não constituiu um acordo e está em andamento deve fazer para se proteger e evitar de ter problemas futuros”, analisou a advogada.
“O juiz vai analisar duas situações, porque, quando não é resolvido amigavelmente, pode ser levado em juízo, para que o juiz decida, de fato, quem tem o direito. Em caso de acordo verbal, pode ser um acordo de empréstimo, de uso fruto e deixa claro a situação. Quando não é feito, não há como constituir provas”, complementou Ayanna.
“Mesmo entre amigos, familiares, quando é o caso de empréstimo de dinheiro, de aluguel, é importante ter um recibo, até por questão de responsabilidade, você formaliza o contrato. Porque, em algumas situações, é comum que as pessoas se aproveitem da confiança, para tirar proveito, para ter benefício lá na frente, usando de má fé, por não ter provas e a gente precisa se resguardar o máximo possível” finalizou.