Do Pronatec
Muitos brasileiros sonham em ingressar no setor público. A carreira militar, como a Aeronáutica, por exemplo, é ainda mais cobiçada. Em primeiro lugar é possível ter estabilidade no emprego e uma remuneração acima da média. Além do mais, esses profissionais contam com um prestígio na sociedade e buscam por realização pessoal dentro do trabalho.
Dessa forma, existe um grupo de brasileiros que se dedica, exclusivamente, para passar em concursos públicos. São os chamados concurseiros. Este grupo não pode ficar de fora desta oportunidade. A Aeronáutica anunciou a abertura de concurso público com mais de 200 vagas. Continue lendo esta matéria para saber quem pode participar do concurso, bem como os cargos em aberto.
Aeronáutica anuncia a abertura de concurso público para o preenchimento de 242 vagas
A Aeronáutica anunciou a abertura de concurso público com 242 vagas para preencher o quadro de sargentos. As inscrições ainda não começaram. De acordo com o certame, o início da inscrição será no dia 23 de fevereiro de 2023. Enquanto isso, elas se encerram no dia 15 de março. Os interessados devem acessar o portal da instituição, por meio deste link: https://ingresso.eear.aer.mil.br/. Assim, será cobrada uma taxa de R$ 80,00 para realizar as inscrições.
Caso a pessoa seja inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), ela não estará isenta de pagar a taxa de inscrição, conforme consta no edital. Pessoas que se enquadram na categoria de baixa renda ou sejam doadores de medula óssea também podem contar com a isenção de taxa no concurso público da Aeronáutica.
Assim, para se inscrever é necessário ter entre 17 e 25 anos de idade até dezembro de 2024. O edital não fala sobre requisitos de altura. Portanto, pessoas com qualquer altura podem se inscrever no concurso público da Aeronáutica.
O certame também não cita os sexos dos participantes. Isso significa que as vagas são destinadas ao sexo feminino e ao sexo masculino. Existem vagas para diversos cargos. O candidato pode escolher entre duas opções. Na primeira pode concorrer a vários cargos. Enquanto isso, na segunda opção será para atuar no controle de tráfego aéreo.
Etapas do processo seletivo e outras informações
Diante disso, existem 198 vagas destinadas à ampla concorrência. Além disso, 48 vagas serão para a formação de Cadastro Reserva (CR), de acordo com o edital. É importante deixar claro que os candidatos que passaram passarão por um treinamento e serão considerados alunos. Ao término da formação, serão graduados e receberão uma remuneração de cerca de R$ 3,8 mil, além das gratificações.
Diante disso, existem várias etapas de avaliação. A primeira é a prova escrita. Depois, passam por exame de saúde. Em seguida, passam pelo teste psicológico. Só aí que enfrentaram o teste físico. Assim, a data de previsão da primeira etapa é no dia 4 de junho de 2023. A prova contará com 96 questões.