Foto: Licca Lima/Farol de Notícias
Foto: Licca Lima/Farol de Notícias

Nesta sexta-feira (14), agentes comunitários de saúde de Serra Talhada procuraram o Farol de Notícias para fazer uma reclamação contra a Câmara Municipal de Vereadores. De acordo com um representante da categoria, o episódio ocorreu durante um treinamento realizado pela Secretaria de Saúde na quinta-feira (13).

O homem, que preferiu não se identificar, relatou à reportagem que, ao chegarem à Câmara, os agentes de saúde foram informados por um funcionário de que não teriam direito de utilizar o acesso pelo estacionamento, sob a justificativa de que a área seria exclusiva para funcionários e parlamentares.

Continua depois da publicidade

Além disso, o uso do banheiro e do bebedouro do auditório também não foi autorizado, sendo necessário que os participantes do treinamento utilizassem esses serviços em outra área.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Leia abaixo a nota enviada pelo agentes de saúde:

Nota de Repúdio

“Nós, agentes comunitários de saúde, manifestamos nosso repúdio ao tratamento recebido durante o treinamento realizado na Câmara de Vereadores de Serra Talhada. Ao chegarmos ao estacionamento, fomos informados de que não poderíamos subir pelo acesso de baixo, por ser considerado de uso exclusivo dos funcionários da Casa, obrigando-nos a retornar e entrar pela frente.

Além disso, o acesso ao banheiro e ao bebedouro na parte do auditório foi proibido, obrigando os participantes a descer para utilizar tais serviços. Essa situação gerou grande dificuldade para colegas com mobilidade reduzida e doenças crônicas, que enfrentaram demora e desgaste para retornar, configurando um total desrespeito à nossa categoria e à dignidade dos profissionais presentes.

Reafirmamos que a Câmara de Vereadores é a Casa do Povo e deve garantir acesso pleno e digno a todos. O veto imposto aos agentes comunitários de saúde representa um descaso com nossa atuação e com a própria comunidade que defendemos diariamente.

Ao invés de alguns vereadores se ocuparem em fiscalizar o que não tem fundamento e atuarem como meros defensores da prefeita, deveriam voltar sua atenção para situações como esta, que afetam diretamente os trabalhadores e a população.

Continua depois da publicidade

Além disso, é fundamental que a Secretaria de Saúde, ao convidar para eventos, escolha locais verdadeiramente acolhedores e acessíveis, garantindo respeito e dignidade a todos os participantes”.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

O OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com a Câmara Municipal dos Vereadores de Serra Talhada. O órgão explicou que a entrada pelo estacionamento é limitada a vereadores e servidores por motivos de segurança, incluindo a proteção de um parlamentar que atualmente conta com escolta policial, e esclareceu que o público em geral deve utilizar exclusivamente a porta principal, onde é realizado o registro de entrada e encaminhamento aos setores ou eventos autorizados. Leia a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

“A Câmara Municipal de Serra Talhada vem a público esclarecer os fatos relacionados à nota de repúdio divulgada por representantes dos Agentes Comunitários de Saúde, a respeito do acesso às dependências internas desta Casa Legislativa.

Por questão de segurança e organização administrativa, o acesso ao prédio pela área do estacionamento é restrito exclusivamente a vereadores e servidores. Essa medida visa proteger todos os profissionais que atuam no local, incluindo um dos parlamentares que, atualmente, conta com escolta policial.

Dessa forma, todas as pessoas que não fazem parte do quadro funcional da Câmara devem acessar a instituição pela porta principal, onde são recepcionadas, registradas e devidamente orientadas até os gabinetes de destino ou ao auditório, quando houver eventos ou reuniões abertas ao público.

Continua depois da publicidade

O auditório é um espaço da Casa destinado a servir à população, garantindo acolhimento, estrutura e organização para atividades externas. No entanto, as áreas administrativas — incluindo o hall da Presidência — são ambientes internos que demandam controle de circulação para assegurar a integridade das equipes e o bom funcionamento dos serviços. Por esse motivo, a porta que separa o auditório do hall da Presidência permanece fechada em eventos externos, preservando a segurança do setor, bem como o andamento das atividades de secretaria e financeiro.

Reforçamos que a Câmara oferece ao público água, café, banheiros e um ambiente de atendimento acolhedor em suas áreas comuns, com acesso amplo e facilitado pela recepção. Contudo, a manutenção de áreas restritas é uma prática necessária para garantir a segurança e a ordem institucional.

A Câmara Municipal de Serra Talhada reafirma seu compromisso com o diálogo, a transparência e o respeito a todos os servidores e cidadãos que procuram esta Casa, sempre buscando oferecer um atendimento seguro, organizado e responsável”.