Agricultores vão às ruas em Serra Talhada para exigir seguro-safraNo próximo dia 16 de janeiro, centenas de agricultores irão ocupar a praça Sérgio Magalhaes, em Serra Talhada, para realizar um protesto contra o Governo Federal, que penalizou com a exclusão cerca de 5 mil agricultores que tiveram prejuízos no campo. A iniciativa é do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano de Serra Talhada (CMDRUS).

“Foi feito um laudo técnico, que foi enviado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) confirmando as perdas. Mesmo assim, o Governo Federal não atendeu a demanda de Serra Talhada. Por isso vamos às ruas para protestar”, disse Ana Paula Monteiro, presidente do CMDRUS.

Ela afirmou que o valor do pagamento do seguro é de R$ 650 e o cenário é de prejuizo para quem plantou. “O laudo comprovou uma perda de mais de 70% da produção. Tivemos poucas chuvas em 2011 e por tabela, pouca colheita”, disse Ana Paula. Cidades como Afogados da Ingazeira, Flores, Santa Cruz da  Baixa Verde, Itapetim e Carnaíba, também ficaram de fora dos benefícios do seguro-safra. O ato está previsto para acontecer a partir das 8h.