Alepe abre treinamento para vereadoresDa Folha de PE

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai oferecer treinamentos para vereadores de todas as regiões do Estado. O objetivo é ajudar a fortalecer e tornar mais efetiva a atuação dos políticos. Para isso, a Escola do Legislativo (Elepe) assinou um termo de cooperação técnica com a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), que ficará responsável por receber a demanda das Câmaras pelos treinamentos. Na primeira etapa serão oferecidos cursos de prestação de contas, de orçamento público e de leis municipais, segundo o superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti, que visitou a Folha de Pernambuco, nesta quinta (4).

“Nós vamos ofertar treinamentos nas áreas de prestação de contas, de técnica legislativa e até de oratória. É um leque grande. A Escola já vem, ao longo do tempo, fazendo isso aqui na Capital para os funcionários da Assembleia e de outros órgãos que têm nos procurado. Com a ida para o interior, nós vamos atingir um público muito maior”, explica José Humberto. Além de legisladores, servidores também podem participar dos cursos.

O esforço pela interiorização foi uma recomendação do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP). Ao ser reeleito para o comando da Casa, em fevereiro, ele prometeu realizar esforços para aproximar o Poder Legislativo da população. O novo projeto atende a uma das atribuições da Escola do Legislativo, que é assistir tecnicamente as Câmaras de Vereadores. Apesar disso, até então, a Elepe ainda não havia oferecido treinamentos para vereadores e servidores do Legislativo municipal.

Em estágio de formatação, os treinamentos devem começar a ser ministrados no segundo semestre deste ano. A ideia é que, a cada edição, os cursos sejam oferecidos para o conjunto de Câmaras de Vereadores de cada microrregião pernambucana. “O objetivo é começar isso o mais rápido possível. Evidentemente que nós temos que ter um tempo para a formatação e organização da coisa. Nós pretendemos fazer isso nas 12 microrregiões do Estado. Porque ir a todos os 184 municípios de Pernambuco é uma coisa que eu não diria ser impossível, mas seria improdutivo até pela quantidade de municípios que nós temos. Então, fazendo nas microrregiões, com a UVP, a gente pode atingir um público muito bom”, projeta o presidente da Elepe.

Deputado estadual por três mandatos, José Humberto assumiu a Escola do Legislativo em fevereiro. Desde então, ele já atuou para retomar ações previstas em um convênio com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e deve formalizar nos próximos dias uma parceira com a Escola de Contas, do Tribunal de Contas do Estado (TCE).