Hospam atende 11 vítimas de picadas de cobra
Foto: Arquivo Farol de Notícias

No último mês, as picadas por cobras na zona rural de Serra Talhada tiveram o destaque nos atendimentos do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam). Foram contabilizados 11 vítimas de picadas de cobras venenosas nos últimos 40 dias.

Diariamente, o Farol tem publicado denuncias de leitores relatando casos de mordidas por cães e gatos em situação de rua. No entanto, com a chegada do periodo chuvoso, escorpiões e outros animais peçonhentos apresentam uma incidência maior de ferimentos.

Continua depois da publicidade

De acordo com informações do setor de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) do Hospam, ao longo do mês de maio foram atendidos 7 pacientes vítimas de picadas de cobras. Até esta terça-feira (10), mais quatro atendimentos foram registrados.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Dentre as espécies mais comuns estão a jararaca e a cascavel, cobras comuns na fauna brasileira e altamente venenosas.

As ocorrências foram notificadas não apenas em Serra Talhada, como também em pacientes vindos de outros municípios para o hospital regional.

ORIENTAÇÕES DO HOSPAM

Em casos de picadas por cobras ou qualquer outro animal, a recomendação é que o paciente procure imediatamente uma unidade hospitalar para receber atendimento médico.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O tratamento é iniciado com medicamento e feita a aplicação de soro antiofídico, especifico para cada espécie de cobra.

Além do soro antibotrópico, aplicado em casos de picadas por cobras jararacas e do soro anticrotálico, aplicado em casos de picadas por cobras cascavel, o tratamento requer internamento de 2 a 3 dias a depender da gravidade do caso.