ALERTA: ST confirma primeiro caso de Dengue hemorrágica este ano; PMST lança operaçãoEm conversa com o FAROL nesta sexta-feira (22), a Secretaria de Saúde de Serra Talhada confirmou o registro do primeiro caso de Dengue hemorrágica no município este ano, vitimando uma criança de 6 meses moradora do bairro Ipsep. De acordo com o coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde, Aron Araújo, no início da semana existia apenas a suspeita de que o bebê havia desenvolvido o grau mais grave da doença. A confirmação veio nessa quinta-feira, e a criança foi encaminhada ao Hospital Esperança, em Recife, onde passa bem.

Aron Araújo disse, em conversa com o FAROL, que a situação é de alerta e pede que os moradores de todos os bairros da Capital do Xaxado ajudem a Prefeitura no trabalho de contenção e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti. “A situação é de alerta, mas não de alarde, porque já iniciamos uma ampla operação nos bairros. Queremos frisar que não há risco de epidemia. Identificamos que na casa da avó dessa criança, existiam focos do mosquito da Dengue. Então pedimos aos moradores que fortaleçam a nossa corrente de trabalho evitando esses focos”, convoca Aron Araújo.

Atualmente, Serra Talhada aparece na lista dos 69 municípios de Pernambuco sujeitos a surto de Dengue. Entre as providências que estão sendo tomadas pelo Núcleo de Vigilância em Saúde para diminuir esse risco, foi montada uma força-tarefa focada na conscientização da população. Para isso, vem atuando em conjunto com a Secretaria de Saúde, a Compesa e a Secretaria de Serviços Públicos, com um trabalho de retirada de lixões nos bairros.

ARMADILHAS

O coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde de  Serra Talhada lembra que 90% dos focos do mosquito estão nas residências e, por isso, é preciso fazer a população se engajar na campanha de prevenção. Desde o início da semana, mais de 900 armadilhas foram armadas pela Secretaria de Saúde nos bairros visando a contenção das larvas do Aedes Aegypti.

O governo municipal informa que, desde o início dos trabalhos, mais de 12 mil larvas foram identificadas em vários focos, os quais foram destruídos. Além das ações de limpeza urbana, uma ampla campanha de conscientização nas escolas será deflagrada na próxima semana.

CONFIRA ALGUMAS DICAS DE PREVENÇÃO

ALERTA: ST confirma primeiro caso de Dengue hemorrágica este ano; PMST lança operação