Alimentos que podem ser perigosos se consumidos com o estômago vazio - Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Com informações do Metrópoles

Passar horas em jejum, seja por motivos de saúde ou para emagrecimento, é uma prática comum entre muitas pessoas. No entanto, a escolha dos alimentos consumidos após esse período pode impactar a saúde digestiva. Em entrevista, o médico e especialista em síndromes, Mário Furlanetto, alerta que certos alimentos podem causar desconfortos estomacais quando ingeridos com o estômago vazio.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Café

Furlanetto explica que a cafeína, presente no café, pode provocar desconforto gástrico em jejum. Embora não cause gastrite aguda ou crônica, a substância estimula a produção de gastrina, um hormônio que regula o suco gástrico, podendo resultar em irritação gastrointestinal. O uso excessivo de cafeína também pode levar ao refluxo gastroesofágico.

Imagem: Anja/Pixabay
Imagem: Anja/Pixabay

“A gastrite é a inflamação da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Não há evidências científicas que apontem a cafeína como uma das causas desse processo, contudo, a substância ajuda a estimular o corpo a produzir um hormônio chamado gastrina, responsável por controlar a produção do suco gástrico, além de acarretar certa irritação no sistema gastrointestinal. Em jejum, esse efeito pode acontecer mais rápido e mais intensamente”, detalha Mario.

Alimentos Picantes

Os alimentos picantes, especialmente aqueles ricos em capsaicina, podem intensificar os efeitos colaterais, como aumento da temperatura corporal e dores de cabeça, quando consumidos em jejum.

Açúcar

O consumo de doces em jejum pode causar picos de insulina e açúcar no sangue, resultando em desconforto gástrico devido à rápida digestão e aumento da fermentação intestinal.

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

Iogurte

Pessoas com alergia à proteína do leite devem evitar o iogurte em jejum. O médico ressalta que, para aqueles com intolerância à lactose, o consumo de derivados lácteos pode levar a desconfortos abdominais e diarreia. Ele cita que algumas opções naturais dispõem de probióticos, isto é, “bactérias vivas capazes de equilibrar a microbiota e regular o trânsito intestinal.”

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Frutas Cítricas

Frutas como laranja e limão não são recomendadas em jejum, pois podem desencadear gastrite em algumas pessoas. “Muitas vezes, o estômago não recebe bem determinados alimentos, bebidas e substâncias, pois pode desencadear gastrite”, sustenta o médico especializado em síndromes.

Bebidas Gaseificadas

O consumo de água gaseificada ou outras bebidas com gás pode aumentar a pressão no estômago, elevando o risco de regurgitação. No entanto, Furlanetto observa que as bolhas podem estimular a digestão, melhorando a sensação de bem-estar digestivo.

Imagem: Reprodução/Internet
Imagem: Reprodução/Internet

“As pequenas bolhas quando chegam ao estômago, estimulam o funcionamento, aumentando a secreção e esvaziamento, podendo então melhorar a sensação de digestão”, finaliza.