Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Com informações do Metrópoles

Um dado preocupante foi constatado no Brasil após a divulgação dos resultados do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (Timss, em inglês). Nele, apenas 51% dos alunos do país que estão no 4º ano do ensino fundamental não tem domínio sobe as habilidades básicas em matemática, como por exemplo resolver a tabuada, somar e subtrair números de três algarismos e interpretar gráficos. O resultado apontou que as crianças brasileiras não conseguiram alcançar nem o nível considerado como baixo pelo estudo.

Na escala Timss, o Brasil obteve uma média de 400 pontos em matemática entre estudantes de 9 anos, conseguindo superar apenas outros 3 dos 64 países participantes: Marrocos, Kuwait e África do Sul. Em relação à pontuação total das outras nações nessa fase (503 pontos), é como se tivéssemos três anos de estudo a menos que elas.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Desde 1995, as avaliações são realizadas a cada quatro anos, sendo esta a primeira vez que o Brasil participa do exame.

Ensino fundamental

O estudo também analisou como está o conhecimento dos estudantes do 8º ano (idade média de 13 anos). O Pisa, um outro estudo que avalia alunos da faixa etária dos 15 anos, também já havia apontado essa deficiência no Brasil, que mostra o país bem atrasado para o que se espera do ensino fundamental II.

De acordo com a pesquisa, mais de 60% dos jovens brasileiros não alcançaram sequer o nível considerado o mais baixo na escala geral. Isso implica que eles têm dificuldade em entender formas básicas, como o círculo e o quadrado, e suas representações visuais; não compreendem relações lineares de proporção; não sabem calcular o lado de um polígono; e não conseguem interpretar dados apresentados em gráficos.

Dos 5% dos alunos brasileiros que obtiveram a pior pontuação, o desempenho mais elevado foi de 243 pontos. Nesse nível, é como se o estudante não soubesse basicamente nada.

Embora não tenha sido satisfatório, o rendimento dos estudantes brasileiros em ciências foi um pouco superior ao de matemática.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O Timss indica que 39% dos alunos do 4º ano carecem de habilidades básicas, tais como entender informações básicas sobre plantas, animais e o ambiente. O desempenho médio ficou em 425 pontos, oscilando entre os níveis mais baixos e intermediários.

No que diz respeito aos estudantes do 8º ano, 42% tiveram dificuldades para responder questões sobre células, tecidos e órgãos, além de não conseguirem diferenciar uma reação química de uma física.
Afirmações como “o sol provê luz e calor” ou “há sal no oceano” não são conhecidas por eles. Na média geral, o Brasil alcançou 420 pontos, também entre os níveis baixo e intermediário.