
Estudantes do curso técnico da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, em Carnaíba, Sertão do Pajeú, venceram a primeira Maratona Aeroespacial de Pernambuco, realizada em parceria com o Consulado dos Estados Unidos em Recife. A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 6, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife e reuniu 34 equipes, de todo o estado, que participaram da competição, desenvolvendo projetos e soluções tecnológicas para os desafios no campo das ciências socioespaciais.
A equipe, composta pelos estudantes Matheus Lacerda, Willian Rafael, João Paulo, José Luiz e Erlen Keli, desenvolveu um inovador gerador de energia de gradiente termoelétrico, para produzir energia sustentável na Lua, sob orientação dos professores Gustavo Bezerra e Carla Robécia. O prêmio inclui uma viagem para a Space Week Nordeste, no Maranhão, onde eles apresentarão seu projeto. Este feito demonstra o potencial inovador e talento dos estudantes brasileiros em tecnologia aeroespacial.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“Foi um grande desafio desenvolver o projeto, principalmente devido às variações extremas de temperatura na lua. Em um momento está quente, e de repente, fica muito frio. Nós estudamos, trabalhamos muito e tivemos que correr contra o tempo. Foi cansativo, mas aprendemos bastante, e isso é extremamente gratificante para cada um de nós”, destacou o estudante José Luis.
“Esse prêmio foi extremamente importante para nós, pois participar de uma maratona é sempre um grande desafio. Com essa conquista, mostramos a outros estudantes que é possível alcançar objetivos ainda maiores e superar limites”, salientou o professor de Química e Física e orientador do projeto, Gustavo Bezerra.
A equipe vencedora terá como prêmio a oportunidade de participar presencialmente da Space Week Nordeste 2024, que acontecerá entre os dias 16 e 22 de setembro, na cidade de São Luís, no Maranhão, com todas as despesas pagas pelos organizadores do evento.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Realizada pela Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (SAESPRI), Secretaria de Educação e Esportes (SEE), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, a 1ª Maratona Aeroespacial não só promoveu o conhecimento científico, mas também reforçou os laços culturais e educacionais entre Pernambuco e os EUA, apontando para um futuro de inovações conjuntas e progresso mútuo.