Giovanni Sá

Giovanni Sá é jornalista, editor do Farol e escritor membro da Academia Serra-talhadense de Letras (ASL)

O ATAQUE DO PREFEITO-SORRISO

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, popular pelo sorriso irônico até em missa de sétimo dia, ataca novamente. Desta vez, aplicou alguns dos preceitos do pensador Maquiavel, em seu livro ‘O Príncipe’. E quando todos pensavam que ele estava amuado, deu um pulo do gato arrastando um dos mais combativos membros da bancada da oposição. Coisa de xadrez e de jogador que não quer perder nem com a gota. A lógica é a seguinte: melhor que um inimigo nas costas é tê-lo como aliado caladinho. Agora, Márcio Oliveira é duquista desde que nasceu.

fantasmaTEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Mas tem muito governista que ainda não confia no neo-aliado Márcio Oliveira. Alguns acreditam que ele tem sangue de Inácio e nunca iria trair as suas origens. Portanto, o vereador e futuro secretário de Luciano Duque poderá ser o calcanhar de aquiles do PT em 2016. Será? Na hora “H”, dizem que Márcio não irá trair o grupo de Sebastião, que o ajudou a se projetar na política local. Mas será mesmo? Pelo menos, Duque promete cuidar bem direitinho de Márcio, com tratamento de colher na boca dada pelo grupo governista, coisa que não vinha acontecendo do lado lá, dizem as más línguas.

MUITOS SECRETÁRIOS TERÃO QUE MUDAR DE POSTURA

A gestão de Luciano Duque (PT) vai ter neste 2015 um ano decisivo. Metade do governo já passou sem muitas novidades. Muito pelo contrário. Sobraram confusões e notas enfurecidas de um prefeito que não gosta de ser questionado. Nem mesmo quando erra. Pois bem, na esteira vai uma penca de secretários que parecem viver num reino de faz de contas, onde tudo está uma maravilha. São os chamados “secretários-alices”.

anoesMUITOS SECRETÁRIOS TERÃO QUE MUDAR 2

Mas se a história fosse da Branca de Neve e os Sete Anões, o secretário Euclides Ferraz, do Meio Ambiente, seria o “Feliz”, o anão que vive sorrindo a toa porque acha que tudo está maravilhoso. A carapuça do “Zangado” cabe na cabecinha de Josembergues Melo, que faz birra pra forjar milagres com a imagem de Luciano. O “Soneca” é a cara de Cristiano Menezes, secretário de Obras. Afinal, boa parte dos projetos existentes, bancados com recursos do governo federal e estadual, andam num compasso de tartaruga.

 

MUITOS TERÃO QUE MUDAR 3

A minha listinha ainda cabe mais alguns nomes. Como por exemplo, a secretária de Saúde, Márcia Conrado, pode ser comparada ao anãozinho “Atchim”. Afinal, a saúde não anda bem das pernas na Capital do Xaxado. Já o secretário de Cultura, Anildomá Souza, está com a cara e postura do “Dengoso”. O rapaz faz um dengo danado quando chega os períodos de festas no município.

whatsappPELO WHATSAPP

E por falar em sua majestade, o prefeito Duque voltou a despachar assuntos de governo pelas redes sociais, no famoso WhtsApp. O caso eu conto como o caso foi. Duque-Sorriso justificou os motivos porque não recebeu o governador Paulo Câmara no aeroporto de Serra Talhada, no último domingo (4), para um seleto grupo do “zap zap”. Simplesmente, disse que não sabia da visita. Pense num cabra bem assessorado?

E TEM MAIS CANDIDATOS

Depois do Palhaço Bolachinha e do Tião Galinha, que já lançaram os nomes na rua como pré-candidatos a vereadores em 2016, agora surge mais um nome forte que vai dar muita dor de cabeça em candidatos veteranos. Rogério da Pitú, idealizador do famoso Bloco das Lacraias, disse que não abre nem pro trem cheio de Serra Grande e Chico Preá mijando em cima. Rogério também é pré-candidato a vereador de Serra Talhada e não se fala mais nisso.

CARLOS EVANDROTIME UNIDO?

O ex-prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, não só foi recepcionar o governador Paulo Câmara no domingo, na Capital do Xaxado, como viajou até Sertânia no mesmo veículo em que embarcou o governador e o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira. O time parece que está tentando se unir. A conversa é que ‘Carlão’ foi contando as suas famosas piadas dentro da van até o fim da linha. Arriégua! E Câmara conseguiu sorrir.

 

bebêMAIS UM HERDEIRO DOS SÁ

E o jornalista Giovanni Filho, futuro Mestre em Comunicação Social, vai ser pai pela primeira vez, aos 30 anos. O cabra está animado que só pinto fora do ovo, babando até a medula. Quanto a mim, vovô coruja ao extremo, pela segunda vez, sonho em comandar um time de futebol de salão só com o sangue dos Sá. Pense numa felicidade da molesta!

PODE VIR QUENTE….

Retornei das férias de 15 dias e renovei as baterias para 2015. Entre dezembro e neste início de janeiro o FAROL ficou somente nas mãos dos escudeiros Giovanni Filho, da nossa estagiária Emanuelle Silva e do lendário fotógrafo, Alejandro Garcia. Como era previsto: todos deram conta do recado elevando inclusive os acessos de fim de ano do site, comparados com os dados de 2013. Haja eficiência!

QUE EU ESTOU FERVENDO!

fogo-4-225x150Pois bem! Já comecei a mergulhar de volta no trabalho depois de quase me afogar no belo mar de João Pessoa (PB) e numa piscina de 1.400 litros de plástico que comprei pra minha neta. Estou novo em folha. Pode vir quente que devolvo fervendo.

Não tem sargento ou imprensa governista e invejosa nenhuma que me tire do sério. Levantei o meião e a madeira vai deitar.

Já dizia o filósofo: “Nós sofre, mas nós goza”. Pra colocar bom gosto ou mau gosto, continue acessando o FAROL que fortalece a gente do mesmo jeito. Por isso, desejo um feliz 2015 para amigos e desafetos.