Gel anticoncepcional masculino apresenta bons resultados

Do Metropoles

Um gel com efeito de anticoncepcional para o sexo masculino apresentou resultados animadores na fase inicial de ensaios clínicos. O produto conseguiu, em um curto espaço de tempo, reduzir a produção de espermatozoides a patamares que impedem a concepção.

Após 15 semanas de uso diário consecutivo do gel, a contagem de espermatozoides dos voluntários estava quinze vezes menor do que a média. Resultados semelhantes ao do produto dermatológico só tinham sido verificados com a utilização de injeções.

Os resultados foram apresentados neste domingo (2/6) durante encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, que está sendo realizado em Boston, nos Estados Unidos.

Como funciona o anticoncepcional masculino?

O gel é feito para ser usado na pele dos ombros. Ele age combinando dois hormônios, a nestorona, um tipo sintético de progesterona, e a testosterona.

Os ensaios clínicos foram realizados em 222 homens de idades variadas. A quantidade de espermatozoides dos voluntários foi medida semanalmente durante toda a realização do estudo.

A maioria dos participantes (86%) atingiu o nível de contracepção (1 milhão ou menos de espermatozoides por mililitro de sêmen) na 15ª semana, mas os níveis já haviam caído para menos da metade na 8ª.

O início lento da supressão de espermatozoides é uma limitação para o desenvolvimento destes medicamentos, mas o desenvolvimento de um método contraceptivo seguro para homens é uma necessidade não atendida que esperamos responder”, afirmou a endocrinologista Diana Blithe, responsável pela pesquisa, em comunicado à imprensa.

O estudo continuará a testar a eficácia, segurança e reversibilidade do contraceptivo, desta vez em mais homens. Especialistas em reprodução acreditam que a partir de 2030 anticoncepcionais masculinos já estarão disponíveis ao público.