Anvisa proíbe três marcas de 'café fake' após detectar toxina em produtos - Café fake apreendido — Foto: Reprodução

Com informações do g1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (2) a proibição imediata da fabricação e venda de três marcas de “pó para preparo de bebida sabor café”, popularmente conhecidos como “café fake”. A medida foi tomada após análises laboratoriais confirmarem a presença da toxina ocratoxina A, substância considerada imprópria para consumo humano.

Os produtos afetados são das marcas Melissa, Pingo Preto e Oficial, que já haviam sido reprovados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em 25 de março por não atenderem aos padrões de qualidade.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Fraude na composição e impurezas acima do limite

As embalagens dos produtos indicavam a presença de “polpa de café” e “café torrado e moído”, mas, na realidade, continham ingredientes de baixa qualidade, como grãos crus e até resíduos da lavoura. Testes do MAPA revelaram ainda a presença de:

  • Matérias estranhas (pedras, areia, sementes de outras plantas)

  • Impurezas (galhos, folhas e cascas)

Os níveis desses contaminantes ultrapassaram o limite de 1% estabelecido por lei. Em abril, Hugo Caruso, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), classificou a composição desses produtos como “lixo da lavoura”.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Recolhimento obrigatório

A resolução da Anvisa proíbe não apenas a venda, mas também a distribuição, fabricação, propaganda e uso dos produtos. Todos os lotes devem ser recolhidos do mercado imediatamente.

Consumidores que possuírem esses produtos em casa devem descartá-los e não consumi-los. A ingestão da ocratoxina A pode causar danos à saúde, incluindo problemas renais e hepáticos.

A Anvisa reforça que está monitorando o cumprimento da medida e que novos testes podem ser realizados em outros produtos similares no mercado.