
Nesta terça-feira (20), uma moradora de Floresta, Sertão de Itaparica, procurou a redação do Farol de Notícias para expressar sua indignação em relação ao atendimento na UPAE de Serra Talhada. Ela conta que além da dificuldade de contato por telefone, está com problemas para realizar a remarcação de uma consulta de sua prima que se encontra em pós-operatório.
Após a publicação da matéria na manhã desta quarta-feira (21), a direção da UPAE Serra Talhada emitiu uma nota sobre o ocorrido. De acordo com o comunicado, a paciente não teria comparecido a unidade na data agendada para o atendimento e por se tratar de um atendimento regulado, ela foi orientada a procurar a regulação do seu município de origem.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Confira a nota na íntegra
“A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Serra Talhada esclarece que, após verificação nos sistemas internos, foi constatado que a paciente citada em matéria publicada no portal Farol de Notícias não compareceu à unidade na data agendada para atendimento.
Em razão da ausência, não houve registro ou baixa no sistema, uma vez que o atendimento somente é efetivado com a presença do usuário. O caso foi devidamente regulado, motivo pelo qual a paciente foi orientada a procurar o município de origem.
A UPAE reforça que todos os atendimentos são realizados conforme os fluxos regulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando critérios técnicos, protocolos assistenciais e a disponibilidade de agenda. Eventuais reagendamentos ou remarcações podem ocorrer em decorrência da não comparência do paciente, inconsistências cadastrais ou orientações da própria regulação.
A unidade informa ainda que houve instabilidade recente nos canais telefônicos e no atendimento via WhatsApp, causada por problemas técnicos externos, já em processo de normalização”.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Leitora denuncia descaso no atendimento da UPAE Serra Talhada
1 comentário em Após denúncia de paciente sobre atendimento, UPAE de ST emite nota