
Após matéria publicada no portal Farol de Notícias, expondo a fala desastrosa do presidente da Câmara Municipal, Manoel “Enfermeiro”, menosprezando a categoria da enfermagem a frente da direção do Hospam [relembre], o vereador finalmente decidiu pedir desculpas em sessão nesta terça-feira (19).
“Eu fiz um pronunciamento aqui dizendo que eu tinha desclassificado as enfermeiras e enfermeiros do povo de Serra Talhada. Mas quando a gente erra, a gente tem que ter respeito, tem lealdade e tem a obrigatoriedade de pedir desculpa. Então, meus colegas enfermeiros de Serra Talhada, Manoel Enfermeiro está aqui pedindo desculpa a todos vocês”, disse o parlamentar, reconhecendo:
“E qualquer esclarecimento que eu fiz, primeiro ouça a fala minha, como eu usei a palavra. Então, encarecidamente a todos os amigos e amigas de Serra Talhada, eu estou aqui em público pedindo a todos vocês desculpa por isso aqui. O homem público tem que ser assim, quando errar tem que esclarecer por que errou. E aqui eu não ia me furtar, não hoje, dizer aqui esclarecimento a todo enfermeiro de Serra Talhada.”
A declaração de Manoel atingiu a categoria da enfermagem no estado e, através do Farol, ganhou repercussão e gerou revolta.
O Coren (Conselho Regional de Enfermagem) emitiu nota repudiando a declaração, bem como o deputado estadual Gilmar Júnior, repercutiu o caso na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) cogitando, inclusive, que Manoel retire o termo “enfermeiro” do seu nome social.
Manoel não tem formação em enfermagem. Na crítica disparada em sessão, o vereador disse que enquanto o Hospam continuar colocando enfermeira na direção não irá resolver nada. Ele também foi deselegante ao tratar a nova diretora do Hospam, Ákile Monike, de “essa menina”.
Relembre o caso
Diretora responde Manoel Enfermeiro após declarações preconceituosas
28 comentários em Após matéria do Farol, Manoel ‘Enfermeiro’ pede desculpas