Nesta segunda-feira (19) as entidades que representam os agricultores de Serra Talhada e a Secretaria Municipal de Agricultura, estarão reunidas na sede da Federação dos Agricultres de Pernambuco (Fetape), no Centro da cidade, para discutir medidas de pressão com o intuito de forçar a liberação de mais de 100 toneladas de milho para ração animal, prometidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e que deveria ser distribuído pelo Governo do Estado.
Segundo cálculos da Secretaria Municipal de Agricultura, cerca de 50% do rebanho bovino já foi dizimado no município em virtude da forte estiagem que castiga a região. “Uma das pautas é deliberar sobre um protesto pacífico em defesa dos agricultores. Caso o milho não chegue esta semana, poderemos fechar a BR-232 na próxima sexta-feira (19) para pressionar a liberação do produto por parte da Conab”, adiantou o secretário municipal de Agricultura, Rafael Inácio de Oliveira.
Ele lamentou a demora por parte do governo e garantiu que a prefeitura já fez a sua parte. “Alugamos um armazém, cumprimos as exigências da Conab colocando ar-condicionado e internet no prédio e nada do milho chegar. Fiquei sabendo, através do deputado Manoel Santos, que o prédio foi aprovado. E por que o milho não chega”, questionou o secretário.
A demora na entrega do produto, que vai custar R$ 18,20 para o agricultor, provocou sequelas difíceis de serem solucionadas a curto prazo. “Quando chover, se Deus quiser, até para arar a terra vai ser difícil porque a maioria dos agricultores perderam aquela junta de boi que fazia o serviço. O município não possui tratores suficientes para tanta gente”, avaliou Rafael Inácio, negativamente.
10 comentários em APÓS morte de 50% do rebanho, agricultores ameaçam fechar BR-232 nesta 6ª