
Nesta quinta-feira (27), Giovanni Sá recebeu no Programa Falando Francamente, da TV Farol de Notícias no YouTube, Ailma Martins e Érica Inácio, representantes do Grupo de Artesãos de Serra Talhada, GAST, que há mais de 20 anos contribuem para a cultura local.
Durante a entrevista, as convidadas falaram sobre os benefícios da arte para os artesãos, como surgiu o grupo e sobre quais atividades desenvolvem na cidade atualmente. Uma de suas práticas comuns, era a feira de artesanato na Concha Acústica, durante muitos anos.
Neste sábado (29), a partir das 19h, acontece na Praça dos Ipês, em Serra Talhada, a EXPOGAST: Feira de Artesãos de Serra Talhada, que contará com comercialização de artesanatos, momento solene de homenageados, desfiles e atrações musicais.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Ailma Martins, atual presidente do grupo contou sobre o surgimento e a importante contribuição na vida dos artesãos que fazem parte:
“O Grupo de Artesãos de Serra Talhada, GAST, já existe desde de 2005, quando o Dr. Júlio César teve a decisão de organizar este grupo e junto com Fred Pinto, Ana Maciel, Tuca, e posteriormente vieram outros, que inclusive são homenageados deste ano, porque, o grupo GAST não só participa mulheres, nós temos 27 mulheres e 4 homens. Na epóca também já existia homens e mulheres”.
“A gente se reunia mensalmente com a Feirinha na Concha Acústica, onde tudo aconteceu, onde tudo começou e teve o despertar, porque Serra Talhada tinha cantores, poesia, mas faltava a arte, o artesanato, então foi uma decisão brilhante do Dr. Júlio, que está sempre disposto a ajudar” pontuou a artesã”, completou Ailma.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
“Uma das coisas positivas que o período eleitoral me trouxe foi conhecer o grupo GAST, depois de conhecer o trabalho, a história e vivência de cada um, a importância não só no município mas também no país”, disse a madrinha da ExpoGast, Érica Inácio.
“Eu sempre digo, que a arte transforma vidas, porque contribui para a preservação do meio ambiente, pois muitos reciclam materiais que não utilizam mais e ao invés de serem jogados no meio ambiente, eles podem ser restaurados e transformados verdadeiramente em arte e armonizam todos os ambientes, também contribuem para a economia do nosso município e para nossa saúde, como Ailma falou. Eu vejo hoje o artesanato como uma terapia ocupacional inovadora no tratamento da depressão, da ansiedade” analisou Érica Inácio.
6 comentários em Artesãos promovem feira neste sábado (29) no Parque dos Ipês, em ST