Atenção beneficiários do BPC: Evite o bloqueio com esse procedimento - Imagem: Mix Vale
Atenção beneficiários do BPC: Evite o bloqueio com esse procedimento – Imagem: Mix Vale

Do fdr

O INSS informou que o BPC poderá ser suspenso dentro de 30 dias para pessoas de todo o país que não fizerem o procedimento exigido. Mais de 505 mil pessoas estão sendo convocadas pelo Instituto e podem evitar esse bloqueio com uma ação bem simples. Veja qual é essa medida que garante a continuidade do benefício.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O Benefício de Prestação Continuada é pago pelo INSS, mas é um benefício assistencial do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). O Instituto segue fazendo a revisão dos benefícios e a partir dela o BPC pode ser bloqueado. Calma, ainda dá para evitar a suspensão.

Suspensão do BPC

  • Segundo o INSS, a revisão tem foco nos beneficiários que não estão inscritos no CadÚnico ou que estão com os dados desatualizados.
  • Atualmente 505.018 pessoas estão sendo convocadas para fazerem a inscrição no CadÚnico. O procedimento deve ser feito em uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do seu município.
  • Outras 517.571 pessoas também serão convocadas para a atualização cadastral por estarem com os dados desatualizados há 48 meses.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Imagem: depositphotos.com / rmcarvalhobsb
Imagem: depositphotos.com / rmcarvalhobsb

Consulta de BPC que passará por revisão

  • A consulta deve ser feita pelo Meu INSS;
  • Basta clicar em “Revisão do BPC”;
  • Digitar o CPF e clicar em Consulta;

A informação se o titular precisa fazer a atualização será exibida na tela.

De acordo com o INSS, se o beneficiário não comparecer no CRAS dentro de 30 dias, contados a partir da notificação, terá o depósito bloqueado.

O desbloqueio poderá ser solicitado através de ligação para a Central 135, dentro do prazo de 45 ou 90 dias, a depender do município onde reside. Passado esse limite, o BPC será bloqueado.